Gleisi diz ser gravíssima suspeita de fraude nas eleições
Possível amplitude nacional do esquema foi revelada pela Folha de S.Paulo
Escute essa reportagem
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta segunda-feira (9) considerar "gravíssimas" as suspeitas de uma fraude generalizada nas eleições de 2024 por meio da cooptação em massa de eleitores entre municípios.
A possível amplitude nacional do esquema foi revelada pela Folha de S.Paulo.
"Gravíssima a suspeita de fraude envolvendo pequenos e médios municípios nas eleições de 2024: a compra de votos em massa por meio da transferência coletiva e ilegal de títulos de eleitores entre uma cidade e outra, o que pode ter sido decisivo para o resultado nas urnas", escreveu Gleisi na rede social X (antigo Twitter).
A Folha de S.Paulo mostrou em reportagens que a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal promoveram diversas prisões, operações e investigações em todo o país em decorrência de transferências em bloco de domicílio eleitoral.
A suspeita é a de que candidatos a prefeito e vereador de pequenas e médias cidades atraíram eleitores de municípios vizinhos mediante promessa de dinheiro ou benefícios.
Dados colhidos pela Folha de S.Paulo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que 82 municípios —a grande parte deles com menos de 10 mil habitantes— viram seu eleitorado crescer entre 20% e 46% só com a transferência de títulos de outras cidades.
Devido a isso, 58 dessas cidades vivem a inusitada situação de terem mais eleitores formais do que a população residente.
Gleisi disse que o partido irá acompanhar as investigações da Justiça e da PF. "Democracia se constrói, acima de tudo, com transparência e honestidade."
Comentários