Ex-secretário volta ao governo do ES após denúncia
Mário Louzada, agora diretor técnico do Idaf, teve denúncia de suposta prática de assédio sexual arquivada e voltou à administração
Escute essa reportagem
O ex-secretário de Estado da Agricultura Mário Louzada está de volta ao Executivo Estadual, agora como diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espirito Santo (Ipem), após a denúncia de uma suposta prática de assédio sexual ter sido arquivada.
Ele havia sido exonerado em agosto do ano passado do cargo de secretário de Estado da Fazenda (Seag) após a denúncia do suposto assédio ter sido feita por uma servidora. A nomeação de Louzada foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado da última segunda-feira.
Veja mais notícias de Política aqui
À época, o governo confirmou que o então secretário havia sido afastado de seu posto por conta de uma denúncia que relatava supostas investidas sexuais contra uma funcionária da Seag.
Quando a informação sobre a exoneração de Louzada se tornou pública, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), na ocasião, disse que o desligamento do secretário visava garantir a apuração dos fatos com o máximo de isenção possível.
Em nota, a Polícia Civil informou que a investigação sobre o caso foi concluída e encaminhada ao Ministério Público Estadual, com pedido de arquivamento, após o fato não ter sido comprovado. O caso foi arquivado no dia 26 de fevereiro deste ano.
“Para mim foi muito importante o restabelecimento da verdade. Sigo em paz no âmbito pessoal e profissional, pronto para continuar trabalhando pelo Estado”, afirmou Louzada à reportagem.
Louzada é filiado ao PSB, partido do atual governador. Ele assumiu a pasta de Agricultura do governo quando o então titular, Paulo Foletto (PSB), deixou o cargo para reassumir como deputado federal.
Seu nome também foi cogitado para ser candidato, mas ele acabou optando por assumir o cargo no primeiro escalão do governo.
Antes de ser nomeado para a Seag, ele foi diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), de janeiro de 2019 a março de 2022.
Louzada também foi gerente no Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) entre agosto de 2013 e novembro de 2015.
Comentários