X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Embaixador do Brasil nos Estados Unidos é exonerado

A publicação veio à público nesta terça (10), no entanto foi assinada ainda no dia 6 de janeiro


Imagem ilustrativa da imagem Embaixador do Brasil nos Estados Unidos é exonerado
Nestor assumiu o comando da diplomacia brasileira nos Estados Unidos durante o mandato do ex-presidente. |  Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, foi exonerado do cargo pelo chanceler Mauro Vieira. A publicação, que veio à público nesta terça (10), foi assinada no dia 6, antes, portanto, do ataque de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro aos prédios dos três Poderes em Brasília.

Diplomata de carreira, Forster é um aliado de Bolsonaro (PL) e assumiu o comando da diplomacia brasileira nos Estados Unidos durante o mandato do ex-presidente.

Era também amigo e entusiasta do escritor Olavo de Carvalho, que morreu nos EUA no ano passado. Forster esteve à frente, antes de assumir a embaixada, da organização de encontro de Bolsonaro em Washington com expoentes da direita americana como Steve Bannon, ex-assessor do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Bannon foi condenado à prisão, no fim de outubro, por se recusar a cooperar com o Congresso dos EUA nas investigações sobre o ataque ao Capitólio dos EUA, em 2021. Ele recorria em liberdade.

Nova York

No mesmo dia, Mauro Vieira também exonerou do cargo a diplomata Maria Nazareth Farani Azevêdo do cargo de cônsul do Brasil em Nova York.

Segundo a portaria publicada pelo Itamaraty, os dois diplomatas devem voltar a Brasília. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: