X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Rodrigo Neves, do PDT, derrota bolsonarista e é eleito prefeito de Niterói

Ele retorna ao comando da cidade para o terceiro mandato na cidade do estado do Rio de Janeiro 27/10/2024 18h53 ITALO NOGUEIRA


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Rodrigo Neves, do PDT, derrota bolsonarista e é eleito prefeito de Niterói
Rodrigo Neves (PDT) volta ao comando da cidade |  Foto: Reprodução / Instagram

O ex-prefeito de Niterói (RJ) Rodrigo Neves (PDT), 48, venceu neste domingo (27) o segundo turno da eleição municipal, superando o deputado federal Carlos Jordy (PL), 42. Ele retorna ao comando da cidade para o terceiro mandato na cidade do estado do Rio de Janeiro.

Com 100% das urnas apuradas, Neves obteve 57,20% dos votos válidos (156.067 votos), ante 42,80% de Jordy (116.796), segundo o TSE.

Neves assume seu terceiro mandato em janeiro de 2025, sucedendo o prefeito Axel Grael (PDT), seu aliado. O pedetista esteve à frente da prefeitura entre 2013 e 2020 e confirmou o favoritismo após vencer o primeiro turno com 48,47% dos votos válidos.

O ex-prefeito mantém a tradição da cidade de só eleger partidos de esquerda desde a redemocratização. A cidade também foi a única em que o presidente Lula venceu no segundo turno de 2022 na região metropolitana do Rio de Janeiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Neves teve o apoio do PT, mas não contou com a presença de Lula na cidade. Contudo, explorou a imagem de ministros do governo, como Anielle Franco (Igualdade Racial), que participou de agenda na reta final da campanha.

O pedetista também confirma sua reabilitação política após a prisão em 2018 em decorrência de investigação sob acusação de desvio de recursos do transporte na prefeitura. Ele ficou quatro meses detido e, anos depois, teve o caso arquivado. Em 2020, ele já havia conseguido eleger seu sucessor, Axel Grael, em primeiro turno.

Nesta eleição, Neves teve mais dificuldades. Não conseguiu liquidar a fatura no primeiro turno e disputou um segundo turno inédito, com a presença de um nome de direita.

Ao longo da campanha, Jordy buscou suavizar a imagem de radical, construída durante sua trajetória na Câmara dos Deputados. Apoiado por Jair Bolsonaro (PL), ele não explorou a imagem do ex-presidente na campanha e focou em discussões locais.

Em contrapartida, buscou se associar à imagem do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os dois gravaram programa de TV junto na qual usam a gestão paulistana como um exemplo para Niterói.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: