Votação no domingo vai contar com grande esquema de segurança em Pernambuco
Polícias Civil e Militar começam a colocar forças de segurança nas ruas para garantir tranquilidade durante as eleições
Escute essa reportagem
As polícias civil e militar de Pernambuco começam a colocar em prática o reforço de segurança para as eleições municipais no Estado. Para o dia da votação do 1º turno ds eleições, no próximo domingo (6), mais de 10 mil profissionais de segurança estarão nas ruas, garante a Secretaria de Defesa Social (SDS).
Serão 37.491 plantões nas eleições, cobrindo os 184 municípios de Pernambuco e mais a Ilha de Fernando de Noronha. Essa será a maior operação de segurança do ano no Estado, maior até do que a realizada durante o Carnaval. Em relação as eleições de 2020, o esquema é 19,15% maior, segundo a SDS.
Haverá policiamento ostensivo desde o transporte das urnas para os locais de votação até o posicionamento de policiais próximo às sessões eleitorais. Embora esteja proibido a prisão de eleitores por mandado de prisão até 48h após a votação, o regime de prisão em flagrante continua valendo. O telefone 190 e Ouvidoria da SDS estarão de prontidão para receber denúncias.
Na formação do efetivo, 32.476 são de policiais militares, 3.193 de policiais civis, 1.064 de bombeiros militares, 108 da polícia científica, 60 agentes da Defesa Civil, 328 da Corregedoria e 262 atuarão na sede da SDS. O monitoramento das ações será feito a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle do Recife, Caruaru e Serra Talhada.
Todo o esquema contempla ainda parcerias com o TRE-PE, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
POLÍCIA MILITAR
Os policiais militares que atuarão na seurança das eleições no interior do Estado embarcam nesta quinta (3) às 8h, no Campo do Quartel do Derby, área central do Recife, para as cidades da Zona da Mata Norte e Sul, Agreste e Sertão pernambucanos.
Comentários