TV Tribuna/Band divulga a primeira pesquisa de 2024 para prefeito do Recife
Tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado, o prefeito João Campos (PSB) sai na frente na corrida pela reeleição
Escute essa reportagem

A TV Tribuna/Band, em parceria com o Instituto Paraná Pesquisas, divulgou, com exclusividade, na noite desta segunda-feira (4), no Jornal da Tribuna 2ª Edição, a primeira pesquisa de 2024 de intenção de voto para prefeito do Recife, visando às eleições municipais de outubro. Tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado, o prefeito João Campos (PSB) sai na frente na corrida pela reeleição.
Ao todo, o Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 802 eleitores recifenses, entre os dias 24 e 29 de fevereiro deste ano. Acompanhe os números a seguir:
No 1º cenário da estimulada, o prefeito João Campos lidera com 64,6%, enquanto que o deputado estadual João Paulo aparece na segunda posição, com 7,5%. Veja os números:

No 2º cenário, João Campos amplia a vantagem pra 69,7%. Neste ambiente ficam de fora os nomes de João Paulo e Túlio Gadelha. Veja os números:

No cenário 3, com a retirada dos nomes dos deputados estaduais João Paulo e Dani Portela, o atual prefeito ultrapassa os 70%. Veja os números:

Já no cenário 4, com a retirada apenas do deputado federal Túlio Gadelha, João Campos fica com 64,8% das intenções de voto. Veja os números:

João Campos também lidera a pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas. Veja os números:

O Instituto Paraná Pesquisas também perguntou: se a eleição para prefeito do Recife fosse hoje em qual desses candidatos você não votaria de jeito nenhum? Veja os números:

O Instituto Paraná Pesquisas também procurou saber dos entrevistados sobre a avaliação e a aprovação da administração do prefeito João Campos (PSB). Veja os números:

O Instituto Paraná Pesquisas também procurou saber dos entrevistados sobre a avaliação e a aprovação da administração da governadora Raquel Lyra (PSDB). Veja os números:

O Instituto Paraná Pesquisas também procurou saber dos entrevistados sobre a avaliação e a aprovação da administração do presidente Lula (PT). Veja os números:

A pesquisa ainda procurou saber sobre o impacto da indicação do presidente Lula, do ex-presidente Jair Bolsonaro e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, na decisão de votar em um candidato a prefeito do Recife. Veja os números:

Ao avaliar o resultado da pesquisa, a CEO do Grupo Paraná Pesquisas, Nair Quintanilha, fala sobre a situação confortável do prefeito João Campos nesta corrida eleitoral. “Temos ainda alguns meses para a data da eleição, mas é inquestionável que o prefeito tem uma vantagem muito grande na cabeça do eleitor nas intenções de voto. Além de ele ter essa vantagem na intenção de voto, quando nós perguntamos qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum, João Campos é o que apresenta o menor índice de rejeição. Ou seja, além de ele ser o preferido de 64,6% dos eleitores entre os nomes apresentados, ele tem o menor percentual de eleitores que não votam nele de jeito nenhum. Isso corrobora muito com os índices de aprovação na sua administração”, conclui Nair.
Ao todo, o Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 802 eleitores recifenses, entre os dias 24 e 29 de fevereiro deste ano. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PE-06311/2024 para o cargo de Prefeito. O Instituto tem 23 anos de atuação nas áreas de pesquisa política, opinião e mercado.
Só lembrando que o primeiro turno das eleições acontece no dia 6 de outubro, e o segundo, em 27 de outubro. Já os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral.
Comentários