Mais de 300 mil eleitores vão decidir o futuro de Olinda neste domingo
Vinicius Castello e Mirella Almeida são os nomes que vão concorrer pelo comando do terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco
Escute essa reportagem
Neste domingo (26), Olinda vive uma disputa acirrada entre Vinicius Castello (PT) e Mirella Almeida (PSD) pelo comando da prefeitura do terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco, com 300.296 eleitores aptos a votar. Embora Castello tenha ficado à frente no primeiro turno, as pesquisas agora indicam uma leve vantagem para Mirella, com ambos tecnicamente empatados. A eleição do município será no voto a voto.
Na campanha, Vini Castello contou com o apoio do presidente Lula e do prefeito do Recife, João Campos (PSB), enquanto Mirella Almeida tem o suporte do prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), e da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Veja o perfil nomes que disputam a Prefeitura de Olinda
Vinicius atualmente é vereador da cidade Patrimônio da Humanidade, eleito em 2020. Ele liderou o primeiro turno em Olinda com 80.422 votos (38,75%). Durante o mandato, aprovou o Estatuto da Igualdade Étnico-Racial e uma lei que proíbe homenagens a figuras escravocratas e ditatoriais. Disse ter feito uma boa fiscalização do governo Lupércio.
Embora tenha nascido em Paulista - outra cidade que também viverá o segundo turno - cresceu na comunidade da Barreira do Rosário em Olinda. Afirmou, ao longo da campanha, que entendia o drama dos trabalhadores porque tinha vindo de um “beco” e teve a vida transformada pela educação.
“De um beco nascem sonhos. E eu saí de um, na Barreira do Rosário, periferia de Olinda. Foi observando os problemas da minha comunidade que cresceu em mim a vontade de mudar a minha cidade”, destacou.
O candidato do PT iniciou trajetória política em movimentos estudantis e sociais aos 15 anos. É formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, onde fundou o Coletivo Quilombo Marielle Franco.
Em 2022, tentou uma vaga como deputado estadual, conquistando 22.713 votos, mas não conseguiu ser eleito. Entre suas propostas para Olinda, em entrevista à TV Tribuna/Band, Vini se comprometeu a fazer da 2ª perimetral uma prioridade. Ele também falou que vai enfrentar a violência e o homicídio na cidade “com política pública de cuidado”, bem como as áreas de morro.
Mirella Fernanda Bezerra de Almeida, ou simplesmente Mirella Almeida, ficou em segundo no primeiro turno com 62.289 votos. Formada em Marketing, nasceu no Recife, mas foi criada no bairro de Rio Doce, um bairro de Olinda. Em entrevista à TV Tribuna/Band, ela disse que o atual prefeito, o professor Lupércio (PSD), fez em oito anos um trabalho de 20.
A candidata do PSDB ocupou cargos de destaque nas gestões de Professor Lupércio, como secretária de Governo, Planejamento e Fazenda, e Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo.
Em sua atuação, a coordenação da campanha diz que Mirella elaborou uma lei aprovada para isenção de IPTU, Taxa de Limpeza Urbana e ITBI, beneficiando moradores do Programa Minha Casa, Minha Vida e Casa Verde e Amarela. Para sua campanha, prometeu ampliar o número de creches e criar um Centro de Qualificação e Capacitação para Mulheres.
“Esse centro, inclusive, eu costumo dizer que é a menina dos meus olhos nesse plano de governo, porque é uma situação, uma demanda existente, é fato e é real e a gente precisa trabalhar políticas públicas para essa população como um todo. Não adianta só a gente trabalhar a criança atípica se a gente não tiver a noção que essa criança cresce e vira um adolescente, vira um adulto e a gente precisa dar oportunidade. E também acolher a família, que é um ponto fundamental”, declarou.
Mirella Almeida falou sobre sua sua visão de futuro para Olinda. “Olha, gente, eu reforço que a Olinda não quer voltar a um passado (,,,) Eu sei fazer e Olinda precisa de uma prefeita de verdade, uma prefeita que entenda os desafios da nossa cidade e que saiba como resolvê-los".
Comentários