João Campos lidera com 82,5% dos votos válidos e deve vencer no primeiro turno
Pesquisa do Instituto Paraná mostra ampla vantagem do prefeito na disputa pela reeleição
Escute essa reportagem
A menos de quatro dias das eleições municipais, uma pesquisa do Instituto Paraná, encomendada pela TV Tribuna/Band, indica que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), deve garantir a reeleição no primeiro turno com ampla margem de votos. De acordo com o levantamento estimulado, João Campos tem 75,6% das intenções de voto.
Quando considerados apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, o percentual de João Campos sobe para impressionantes 82,5%. Esse índice supera qualquer marca já alcançada por candidatos em eleições anteriores na capital pernambucana.
A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (2) no Jornal da Tribuna 1ª Edição, ouviu 800 eleitores entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. Com grau de confiança de 95%, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja também
Daniel Coelho lidera índice de rejeição na corrida pela Prefeitura do Recife
João Campos é o preferido de todos os sexos, idades e classes sociais na disputa pela reeleição
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-04889/24, conforme a Resolução TSE nº 23.600/2019. O Instituto Paraná atua há 23 anos nas áreas de pesquisa política, de opinião pública e de mercado.
Adversários não convencem eleitores
Na pesquisa estimulada, os adversários de João Campos aparecem muito distantes. O segundo colocado, Gilson Machado (PL), que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 7,8% das intenções de voto.
Daniel Coelho (PSD) aparece em terceiro com 4,4%, seguido por Dani Portela (PSol) com 3,0%. Ludmila Outtes (Unidade Popular) registra 0,4%, enquanto Tecio Teles (Partido Novo) e Victor Assis (PC) aparecem empatados com 0,3%. Simone Fontana (PSTU) não pontua.
Pela margem de erro, Daniel Coelho está tecnicamente empatado com Dani Portela, que, por sua vez, também pode ser considerada tecnicamente empatada com Ludmila Outtes, Tecio Teles, Victor Assis e até Simone Fontana.
Cenário dos votos válidos também é desfavorável à oposição
Nos votos válidos, a liderança de João Campos segue incontestável. Gilson Machado chega a 8,5%, Daniel Coelho a 4,8%, Dani Portela a 3,3%, Ludmila Outtes a 0,4%, Tecio Teles a 0,3% e Victor Assis a 0,3%. Simone Fontana novamente não pontua.
Pesquisa espontânea confirma vantagem
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor responde livremente em quem votaria, João Campos continua na liderança com 61,6% das intenções de voto. Gilson Machado aparece com 3,9%, seguido por Dani Portela (1,8%), Daniel Coelho (1,5%) e Tecio Teles (0,1%). Outros candidatos somam 0,4%, enquanto 27,8% dos eleitores não sabem ou não responderam, e 3,0% declararam intenção de votar em branco ou nulo.
Pouca variação desde o início da campanha
Desde o início da campanha, a disputa pela Prefeitura do Recife tem mostrado pouca variação. Na primeira pesquisa do Instituto Paraná, realizada em setembro, João Campos aparecia com 77,3% das intenções de voto. Na pesquisa atual, o prefeito registra 75,6%, uma leve oscilação.
Por outro lado, Gilson Machado, que tinha 5,4% em setembro, agora tem 7,8%, uma variação positiva. Daniel Coelho passou de 3,9% para 4,4%, enquanto Dani Portela subiu de 1,8% para 3,0%. Ludmila Outtes cresceu de 0,1% para 0,4%, enquanto Tecio Teles oscilou negativamente, caindo de 0,9% para 0,3%. Victor Assis manteve seus 0,3%, e Simone Fontana não pontuou em nenhuma das pesquisas.
CEO do Instituto Paraná Pesquisas, Nair Quintanilha, apontou um favoritismo muito grande de João Campos, apesar de um crescimento de Gilson Machado.
“A gente percebe que esse crescimento não foi suficiente para fazer frente ao candidato João Campos. Então, vemos um cenário extremamente favorável ao candidato João Campos para domingo. Temos, nesse cenário, Gilson Machado em segundo lugar, em terceiro lugar Daniel Coelho e, em seguida, Dani Portela configurando o quarto lugar. O cenário é realmente muito favorável, resultado de uma intenção de voto muito grande e uma avaliação de governo de João Campos muito positiva”.
Comentários