X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Candidato de Raquel Lyra, Rodrigo Pinheiro venceu no 1º turno em Caruaru

Em disputa acirrada, o atual prefeito ganhou de Zé Queiroz, consolidando o apoio da governadora como chave para o resultado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Candidato de Raquel Lyra, Rodrigo Pinheiro venceu no 1º turno em Caruaru
Candidato de Raquel Lyra, Rodrigo se reelegeu como prefeito na maior cidade do interior pernambucano |  Foto: Divulgação

Rodrigo Pinheiro (PSDB) foi reeleito prefeito de Caruaru, o maior colégio eleitoral do interior de Pernambuco, com 52,70% dos votos válidos, em uma disputa apertada. Seu principal adversário, Zé Queiroz (PDT), obteve 34,15% dos votos, mas não conseguiu superar o atual prefeito, mesmo com o apoio da Frente Popular.

Outros candidatos, como Fernando Rodolfo (PL), Armandinho (SD), Michelle Santos (PSol) e Maria Santos (UP), tiveram, respectivamente 8,93%, 2,32%, 1,77% e 0,14%. Não convenceram.

A vitória de Pinheiro, por outro lado, carrega um importante peso político para a governadora Raquel Lyra (PSDB), que esteve ao lado do prefeito durante toda a campanha e acompanhou de perto a votação em Caruaru, reforçando seu papel como cabo eleitoral de destaque na região.

Por outro lado, a derrota de Zé Queiroz no primeiro turno começou a ser anunciada em pesquisas perto do final de semana, mas ainda havia dúvidas, porque Rodrigo deixou de participar de dois debates importantes na televisão.

Mais do que a derrota de Zé Queiroz, a perda também é do PDT, um partido considerado charmoso na esquerda. Até João Campos, com sua popularidade, foi a Caruaru ajudar Queiroz.

O resultado eleitoral de Caruaru mostrou um retrato em preto e branco da legenda cujo símbolo é uma rosa, que precisa se renovar em Pernambuco e voltar a crescer.

Zé Queiroz e Wolney Queiroz, seu filho, perderam as eleições para deputado estadual e federal, há dois anos, porém não ouviram a voz das urnas como precisavam.

O partido fundado por Leonel Brizola, tem perdido espaço a cada dia por não abrir lugar para novas lideranças no estado. Para se ter ideia, não teve sequer candidatos a vereador na capital pernambucana.

Fiel ao governo Lula e às pautas dos trabalhadores no Congresso, o partido limou qualquer liderança em Pernambuco que tentou se destacar. 

Agora, é esperar para ver as cenas dos próximos capítulos. A eleição estadual também passa por Caruaru. Foi da capital do Forró que veio a atual governadora.

Veja o que a governadora disse ao votar em Caruaru


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: