Reviravolta: Weverson e Muribeca vencem Audifax e vão disputar 2º turno na Serra
Ex-prefeito do município foi o terceiro colocado na disputa
Escute essa reportagem
A disputa pela Prefeitura de Serra vai ser decidida apenas no segundo turno, que está marcado para o dia 27 de outubro. Em uma reviravolta, Audifax Barcelos (PP) foi superado nas urnas e Weverson Meireles (PDT) e Pablo Muribeca (Republicanos) vão competir pela preferência do eleitorado da cidade mais populosa do Espírito Santo.
Após todas as urnas do município serem apuradas, Weverson levou o primeiro turno com 39,66% dos votos válidos. Já o adversário, Muribeca, recebeu 25,20% dos votos de eleitores da Serra.
Audifax Barcelos foi terceiro colocado na disputa. Ele, que foi prefeito da Serra em três oportunidades (de 2004 até 2008 e de 2012 até 2020, quando conseguiu a reeleição), se manifestou sobre o resultado das eleições, onde alcançou 23,96% dos votos válidos.
"É com gratidão que recebo a decisão da população da Serra, certo de que Deus conhece e planeja os melhores caminhos. Agradeço imensamente cada voto e o trabalho incessante, fiel e incansável da minha equipe, dos apoiadores e de toda a militância, além do comprometimento inabalável do meu partido, Progressistas, em especial do deputado federal Da Vitória. Sou fruto da Serra e devo muito por tudo que essa cidade me proporcionou. Por isso continuarei trabalhando pelo melhor para nossa população", afirmou, por meio de nota.
SEGUNDO TURNO
Vale lembrar que o segundo turno nas eleições municipais é previsto naqueles municípios com mais de 200 mil eleitores registrados.
Para evitar a disputa do segundo turno, um candidato em cidades com esse porte precisa obter a maioria dos votos, ou seja, 50% mais um dos votos válidos – são excluídos da conta votos brancos e nulos.
Caso nenhum candidato obtenha essa maioria, os dois mais votados seguem para uma nova disputa, chamado de segundo turno. Esse é o caso do município da Serra.
Comentários