X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Indefinição sobre eleito em Presidente Kennedy continua

Corte manteve o acórdão que considerou o registro de candidatura de Fontão irregular


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Indefinição sobre eleito em Presidente Kennedy continua
Indefinição sobre eleito em Presidente Kennedy continua |  Foto: Dayana Souza — 22/05/2020

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) negou, por unanimidade, um recurso do prefeito de Presidente Kennedy Dorlei Fontão (PSB), que disputou as eleições deste ano com o registro de candidatura indeferido.

A Corte manteve o acórdão que considerou o registro de candidatura de Fontão irregular, e o prefeito, que venceu a eleição no último dia 6 com 55,4%, informou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até lá, a eleição segue sub judice.

Dorlei teve a candidatura indeferida porque, conforme as decisões da Justiça Eleitoral, estaria buscando o terceiro mandato consecutivo como prefeito, o que é proibido por lei. O socialista assumiu o cargo pela primeira vez em 2019, enquanto vice-prefeito de Amanda Quinta – mandatária afastada –, e, depois, se reelegeu em 2020.

O relator do processo no TRE, juiz Renan Sales Vanderlei, rejeitou os argumentos da defesa de que o acórdão que manteve como irregular o registro de candidatura de Dorlei continha pontos que precisavam ser esclarecidos e revistos. “Não tem que se falar em omissão. Na linha do parecer, conheço dos embargos e nego provimento”, concluiu.

Caso o TSE mantenha o entendimento do TRE-ES, considerando irregular a participação de Dorlei no pleito deste ano e, consequentemente, anulando a votação recebida por ele, será necessária a realização de nova eleição na cidade.

Isso ocorre quando mais da metade dos votos computados nos municípios são invalidados por decisão da Justiça Eleitoral, o que pode ser a situação de Presidente Kennedy, a depender do posicionamento do tribunal em Brasília.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: