X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Horário eleitoral começa na sexta

No Estado, só Vitória, Vila Velha e Guarapari terão transmissão da propaganda eleitoral na televisão, segundo a Justiça Eleitoral


Imagem ilustrativa da imagem Horário eleitoral começa na sexta
Horário eleitoral gratuito na televisão será exibido até o dia 3 de outubro |  Foto: Reprodução/Agência Brasil

Começa na próxima sexta-feira o horário eleitoral gratuito. No Estado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) detalhou que apenas em Vitória, Vila Velha e Guarapari haverá transmissão da propaganda eleitoral na televisão.

Na capital, o candidato com o maior tempo, por bloco de dez minutos, será Lorenzo Pazolini (Republicanos): 2m37s, dois segundos a mais do que Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que terá 2m35s.

Na sequência, está Capitão Assumção (PL), com 1m58s; João Coser (PT), que terá 1m57s; Du (Avante) terá 25 segundos e Camila Valadão (Psol) também terá 25 segundos.

Em Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) será o candidato com maior tempo, com 5m3s, seguido de Coronel Ramalho (PL), com 2m8s, João Batista Babá (PT), com 1m47s, Maurício Gorza (PSDB), com 33 segundos, e Nícolas Trancho (Psol), com 28 segundos.

Em Guarapari, o maior tempo ficou com Zé Preto (PP), que terá 3m25s. Na sequência, está Danilo Bahiense (PL), com 1m57s; Oylas Pereira (PT), com 1m37s; Emanuel Vieira (União), com 1m33s; Rodrigo Borges (Republicanos), com 1 minuto; e Amaral (Psol), com 25 segundos.

Tanto o candidato a prefeito de Vila Velha Gabriel Ruy (Mobiliza) quanto o candidato a prefeito de Guarapari Artur Pereira (PRTB) não terão tempo de propaganda eleitoral porque seus partidos não atingiram, em 2022, a chamada cláusula de barreira, mecanismo que restringe a atuação de legendas que não alcançam percentuais mínimos de votos.

A distribuição do tempo segue as regras definidas em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): 10% são distribuídos igualitariamente e 90% proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados.

As propagandas serão exibidas até o dia 3 de outubro. No Estado, também haverá propaganda nas rádios em Vitória, Vila Velha, Guarapari, Cariacica, Serra e Aracruz.

SAIBA MAIS

Regras

>A distribuição do tempo segue as regras definidas em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): 10% são distribuídos igualitariamente e 90% proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados.

>Em casos de coligações, é considerado o resultado da soma do número de representante dos seis maiores partidos que a integrarem; no caso das federações, o resultado é a soma do número de representantes de todos os partidos que a integram.

>Para ter tempo de propaganda eleitoral, o partido precisa alcançar a chamada “cláusula de barreira”, ou seja, alcançar um dos seguintes critérios: ter pelo menos 11 deputados federais em nove estados ou obter pelo menos 2% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados em nove estados, sendo 1% em cada um.

>As propagandas serão exibidas até o dia 3 de outubro. No Estado, também haverá propaganda eleitoral gratuita nas rádios em Vitória, Vila Velha, Guarapari, Cariacica, Serra e Aracruz.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: