Eleitores do ES vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores
Mais de 2,9 milhões de eleitores capixabas estão aptos a votar neste domingo
Escute essa reportagem
Mais de 2,9 milhões de capixabas estão aptos a irem à urnas, neste domingo (06), para escolher os prefeitos e os vereadores dos 78 municípios do Espírito Santo. Os candidatos eleitos vão ser responsáveis por administrar as cidades, fiscalizar ações do Executivo e propor leis para melhorar a vida dos moradores de suas regiões pelos próximos quatro anos.
Os locais de votação abrem às 8 horas (horário de Brasília) para o início das eleições municipais. Os eleitores têm até às 17 horas (horário de Brasília) para registrar o voto na urna eletrônica.
De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.999.642 eleitores estão aptos a votar neste ano no Espírito Santo.
O primeiro voto na cabine de votação é para o cargo de vereador. Dos cinco dígitos, os dois primeiros correspondem ao partido e os três últimos identificam o candidato.
O eleitor tem ainda a opção de votar em legenda, digitando apenas o número do partido e teclando “Confirma” logo em seguida.
Após escolher o integrante do Poder Legislativo, é a vez de votar para prefeito. São dois dígitos que formam o número dos candidatos a prefeito. Ao final do processo, irá aparecer a palavra “Fim” para sinalizar o encerramento da votação.
O eleitor ainda tem a opção de votar em branco ou nulo. Para votar em branco, o eleitor aperta a tecla branca e, em seguida, confirma o voto.
Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato e confirma. Inclusive, se o número de um partido existente for digitado em um cargo ao qual ele não concorre, o voto vai contar como nulo.
Ao longo do dia, o portal Tribuna Online vai trazer informações sobre os principais fatos da eleição, além de entrevistas com eleitores e candidatos. Após o fechamento das urnas, o Tribuna Online vai realizar a cobertura da apuração e o resultado.
A cobertura e o resultado das eleições também vão estar disponíveis na edição impresso especial do jornal A Tribuna, na segunda-feira (07), e na TV Tribuna.
Comentários