Sorteio das Urnas Eleitorais a serem auditadas é realizado no ES
A cerimônia aconteceu no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral. 23 urnas foram sorteadas.
Escute essa reportagem
Na manhã deste sábado (05), foi realizada a cerimônia pública de definição das urnas eletrônicas a serem auditadas para o 1º turno das eleições de 2024. No Espírito Santo, foram sorteadas 23 urnas. A cerimônia ocorreu às 8 horas, no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), na Enseada do Sua, em Vitória. Foram sorteadas 18 urnas para passarem pelo teste de integridade, tanto na Grande Vitória quanto no interior do estado. Já o teste de integridade da biometria será realizado em duas urnas da capital. Em Iconha, Barra de São Francisco e Itaguaçu, acontece o teste de autenticidade.
A cerimônia realizada nesta manhã foi mais uma das fases de checagem e auditoria pelas quais as urnas passam para garantir o processo eleitoral. O objetivo desses testes é demonstrar o funcionamento e a segurança do processo de votação. O evento é aberto ao público, assim, partidos políticos, outras entidades fiscalizadoras e a imprensa puderam acompanhar o sorteio. As três auditorias serão realizadas durante o domingo eleitoral (06) e serão acompanhadas por representantes do Ministério Público Eleitoral. Confira abaixo os locais onde as urnas selecionadas serão auditadas.
Como é realizado o Teste de Integridade?
Realizado em 18 urnas do estado, sendo uma da capital. São convocados servidores do Judiciário e do Ministério Público para preencherem votos aleatórios em cédulas de papel e, depois, no mesmo dia e horário da votação oficial, digitarem esses votos na urna que está sendo auditada. Ao final, eles conferem a lista de votos com a impressão do voto da urna. O teste pode ser acompanhado pelo YouTube do tribunal. Segundo o TRE/ES, nunca na história do Brasil houve divergência entre os votos digitados na urna e os votos constantes no Boletim de Urna.
Como é realizado o Teste de Integridade com Biometria?
O Teste de Integridade com Biometria é realizado em 2 urnas, dentre as seções eleitorais da capital. Após os eleitores votarem nas urnas oficiais, os responsáveis irão convidá-los a participar de uma votação simulada nas urnas da auditoria, para “testar” essas urnas. Eles são convidados a usar a identificação por biometria nas urnas sendo auditadas e, ao término da apuração, há o confronto dos votos digitados na urna com os votos constantes do Boletim de Urna, que é o documento expedido pela urna eletrônica ao final da votação.
Como é realizado o Teste de Autenticidade?
Realizado em 3 urnas do Espírito Santo, pelo Juízo Eleitoral a que pertence a urna da seção a ser auditada. Ocorre na própria seção eleitoral, antes do horário da votação. São verificadas a autenticidade e a integridade dos sistemas instalados nas urnas, se são os sistemas oficiais desenvolvidos pelo TSE. Ao término da auditoria, as urnas são utilizadas normalmente na votação oficial.
Comentários