Candidatos à Prefeitura de Vitória participam de debate na TV Tribuna às 11h15
Seis candidatos à Prefeitura de Vitória participam, das 11h15 às 13 horas, de evento que também terá a presença de jornalistas
Escute essa reportagem
Os seis candidatos à Prefeitura de Vitória participam nesta quinta-feira (26), entre 11h15 e 13 horas, de um debate nos estúdios da TV Tribuna. O evento, que terá transmissão ao vivo, será mediado pelo editor de texto e apresentador da TV Tribuna George Bitti.
O debate terá quatro blocos, sendo que o primeiro e o terceiro serão semelhantes: neles, cada candidato fará pergunta a um oponente, sendo que o primeiro a perguntar será, obrigatoriamente, o último a responder. Este participante foi sorteado e será Lorenzo Pazolini (Republicanos), nos dois blocos.
As perguntas devem ter 30 segundos; as respostas, 1 minuto e 30 segundos; as réplicas, 1 minuto; e as tréplicas, também 1 minuto.
“Depois das entrevistas que fizemos, o debate será o momento do embate, no bom sentido, de ideias. É o momento em que candidatos podem fazer perguntas entre eles”, explicou George Bitti.
Já no segundo bloco, jornalistas representando veículos da Rede Tribuna farão perguntas aos candidatos, e outro concorrente irá comentar a resposta.
Cada jornalista terá 30 segundos para fazer a pergunta. O candidato terá 1min30 para responder, o outro candidato terá 1 minuto para comentar, e o candidato que respondeu terá outro 1 minuto para réplica. Por fim, no último bloco, serão feitas as considerações finais dos participantes, quando cada candidato terá um minuto para se manifestar.
“A expectativa é de um debate de ideias e de propostas. Vamos coroar, com este debate, um processo que fizemos ao longo deste segundo semestre, com 22 sabatinas junto aos candidatos das quatro maiores cidades da Grande Vitória. O objetivo é ajudar o telespectador a decidir o seu voto”, destaca o superintendente da Rede Tribuna, Alexandre Gabriel.
O superintendente acrescenta ainda que, além do acompanhamento em tempo real do resultado das eleições, realizado pelo Portal Tribuna Online em sintonia com a apuração do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), também haverá uma edição especial impressa do Jornal A Tribuna na segunda-feira após o pleito, dia 7 de outubro, com todos os resultados das disputas no Estado.
“O público vai ter a oportunidade de acompanhar de perto as propostas dos seis candidatos que desejam administrar a capital. Esperamos que os capixabas acompanhem esse momento importante a partir das 11h15”, ressaltou a editora-executiva da TV Tribuna, Janine Jordaim.
CONHEÇA OS SEIS CANDIDATOS
Camila Valadão (Psol)
A candidata de 39 anos é deputada estadual, sendo a mulher com a maior votação da história da Assembleia Legislativa. Foi também a primeira mulher negra eleita vereadora em Vitória. Já disputou cinco eleições, desde 2014. Tem como vice Macaciel Breda (Rede)
Capitão Assumção (PL)
O candidato de 61 anos de idade é atualmente deputado estadual, em seu segundo mandato consecutivo. É capitão da reserva da Polícia Militar (PM) e já foi deputado federal entre 2009 e 2011, pelo PSB. Tem como vice Mayra Marcarini (PL).
Du (Avante)
O candidato de 57 anos é empresário, dono de uma loja de motos na Enseada do Suá. Ele também atua nos ramos imobiliário e agrícola. Era filiado ao PP, mas deixou o partido para se candidatar pelo Avante. Tem como vice Coronel Wagner (PRTB).
João Coser (PT)
O candidato de 68 anos é deputado estadual, tendo se licenciado do cargo para disputar a prefeitura. Já foi prefeito de Vitória entre 2005 e 2012. Também já foi deputado federal entre 1995 e 2003, e estadual entre 1987 e 1995. Tem como vice Priscila Manso (PV).
Lorenzo Pazolini (Republicanos)
O candidato de 42 anos é o atual prefeito de Vitória e foi deputado estadual entre 2019 e 2020. Antes de entrar na política, passou em concursos para auditor do Tribunal de Contas do Estado e para delegado da Polícia Civil. Tem como vice Cris Samorini (PP).
Luiz Paulo (PSDB)
O candidato de 67 anos é formado em engenharia e já foi prefeito da capital capixaba entre 1997 e 2004, tendo sido eleito também deputado federal em 2006, sua última vitória em eleições. Tem como vice Victor Ricciardi (União Brasil).
AS REGRAS DO DEBATE
Blocos
- O debate terá quatro blocos e será mediado por George Bitti. O primeiro será de perguntas feitas de um candidato ao outro. Obrigatoriamente, o primeiro candidato que começa perguntando será o último a responder.
- A pergunta deve ter 30 segundos, a resposta 1min30, a réplica 1 minuto e a tréplica também 1 minuto. No segundo bloco, jornalistas representando os veículos da Rede Tribuna vão fazer perguntas aos candidatos, e um outro concorrente irá comentar a resposta.
- Cada jornalista terá 30 segundos para fazer a pergunta. O candidato terá 1min30 para responder, o outro concorrente 1 minuto para comentar e o que respondeu terá outro 1 minuto para a réplica.
- O terceiro bloco será semelhante ao primeiro, com Pazolini também tendo sido sorteado para iniciar as perguntas.
- Já o último será de considerações finais, onde cada candidato terá 1 minuto para se manifestar.
Posição
- Os candidatos serão posicionados no estúdio de acordo com a ordem de sorteio, realizado no início do mês.
- O primeiro candidato sorteado ficará à direita do mediador, e assim sucessivamente. Dessa forma, a ordem do sorteio foi: Du, Camila, Pazolini, Coser, Assumção e Luiz Paulo.
- Os candidatos deverão chegar ao local uma hora antes do horário de início do debate.
- Aquele que, por qualquer motivo, não estiver no estúdio no horário de início do debate terá a sua participação cancelada.
Comentários