X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Apuração dos votos na Serra: número de faltosos supera o de votos em Muribeca

Mais de 30% dos eleitores decidiram não votar no segundo turno


Ouvir

Escute essa reportagem

O número de eleitores aptos que não compareceram às urnas superou o número de votos que Pablo Muribeca (Republicanos) recebeu no segundo turno das eleições para prefeito da Serra e ficou próximo ao número de votos que o prefeito eleito, Weverson Meireles (PDT), recebeu.

Ao todo, 120.257 eleitores não foram votar, um número que supera em mais de 30 mil o total de votos válidos recebidos por Muribeca, que obteve 90.227 votos.

Já Weverson recebeu apenas 17.814 votos a mais do que o número de abstenções: foram 138.071 votos, o equivalente a 60,48% dos votos válidos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o índice de abstenção eleitoral é calculado como o percentual de eleitores que, tendo direito, não se apresentam às urnas. É diferente dos casos em que o eleitor, apresentando-se, vota em branco ou anula o voto.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Preocupação

Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca, o alto número de abstenções é preocupante.

“É preciso que a população repense a sua importância na escolha dos representantes. Não podemos ficar totalmente ausentes. Claro que há situações em que precisamos compreender que o eleitor não pode comparecer. Mas é um pouco preocupante. Isso é uma questão que merece avaliação para uma campanha de esclarecimento, para despertar esse ato cívico importante que é o exercício do voto.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: