ELEIÇÕES 2024: Veja famosos que conseguiram se eleger e quem ficou de fora
Candidato a prefeito de São Paulo, Datena teve a pior votação da história do PSDB na cidade
Escute essa reportagem
Jornalistas, atores, influenciadores, ex-jogadores e até ex-BBBs apostaram suas fichas na política e tentaram se eleger para cargos de prefeito, vice ou vereador nas Eleições de 2024. Confira abaixo quem conseguiu, quem ficou como suplente e os que saíram derrotados neste domingo (06).
Não eleitos
José Luiz Datena (PSDB)
Datena não apenas perdeu a disputa para prefeito de São Paulo, como também teve a pior votação da história do PSDB na cidade. O apresentador de TV conquistou 112.344 votos, o que representa apenas 1,84% - um número menor de votos do que o vereador mais votado, Lucas Pavanato (PL), recebeu.
Alexandre Correa (Avante)
O ex-marido de Ana Hickmann e empresário, Alexandre Correa (Avante), recebeu apenas 2.246 votos em sua corrida por uma vaga como vereador de São Paulo. Ele e a apresentadora se separaram em 2023, e o divórcio foi conturbado. Ana o acusou de violência doméstica e lesão corporal. Durante a campanha, Alexandre advogou a favor do “direito dos homens” e contra “denúncias falsas” por meio da Lei Maria da Penha.
Mara Viana
Vencedora do BBB6, Mara Viana não conseguiu se eleger como vice-prefeita em Porto Seguro, tendo Luigi Rotunno (PSDB) como cabeça de chapa. Rotunno ficou em 3º lugar na eleição, recebendo 12.031 votos. Janio Natal (PL) foi o vencedor na cidade.
Eleitos
Thammy Miranda (PSD)
Filho da Gretchen, Thammy Miranda foi reeleito vereador de São Paulo com 50.234 votos, superando a eleição de 2020, quando teve 43.297 votos.
Alexandre Frota (PDT)
Disputando uma vaga na Câmara de Vereadores de Cotia, em São Paulo, Alexandre Frota (PDT) recebeu 2.893 votos e foi eleita por média, quando sobram vagas para o cargo e elas são preenchidas por meio do cálculo da média do partido, determinada pela divisão do número de votos válidos pelo quociente partidário + 1.
Zoe Martinez (PL)
Influenciadora e comentarista política, Zoe Martinez recebeu 60.272 votos e foi eleita vereadora de São Paulo, ficando em 13º entre os mais votados da cidade.
Suplentes
Os suplentes são os candidatos que podem substituir os eleitos por motivos como renúncia, morte, licença médica ou até decisão judicial, entre outros.
Zilu Godói (União Brasil)
Ex-mulher do cantor Zezé di Camargo e mãe de Wanessa, Zilu teve 4.579 votos e ficou como suplente na disputa para vereadora de São Paulo.
Joice Hasselmann (Podemos)
A jornalista Joice Hasselmann já foi a mulher mais votada para a Câmara dos Deputados na história do Brasil, quando, em 2018, recebeu 1 milhão de votos. Em 2024, não foi eleita vereadora de São Paulo, mas ficou como suplente.
Sérgio Hondjakpff (Cidadania)
Famoso pelo personagem Cabeção em Malhação, Sérgio não foi eleito vereador no Rio de Janeiro, recebendo apenas 456 votos, enquanto o vereador eleito com menos votos recebeu 12.675.
Bebeto (PSD)
O campeão do mundo com a seleção brasileira, Bebeto, não conseguiu se eleger como vereador no Rio, mas também ficou como suplente, recebendo 8.125 votos.
Babu Santana (PSOL)
Ex-BBB, ator e cantor, Babu Santana tentou uma vaga na Câmara de Vereadores do Rio, mas também ficou como suplente.
Mario Gomes (Republicanos)
O ator Mario Gomes também tentou se eleger vereador na cidade carioca, mas recebeu 4.492 votos e ficou apenas como suplente.
Comentários