X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Disputas acirradas em Pernambuco: cidades se preparam para possíveis segundos turno

Municípios do interior e do Grande Recife devem ter segundo turno, inclusive Caruaru


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Disputas acirradas em Pernambuco: cidades se preparam para possíveis segundos turno
Entre os municípios aptos para o segundo turno, o Recife é o único onde a disputa deve ser definida no primeiro turno, com vitória de João Campos |  Foto: Divulgação

Enquanto João Campos (PSB), atual prefeito do Recife, lidera com folga as pesquisas e pode garantir a reeleição no primeiro turno, outras cidades de Pernambuco se preparam para disputas eleitorais intensas em 2024, com grandes chances de segundo turno.

Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Caruaru e Petrolina são destaque na corrida, cada uma com suas particularidades.

Jaboatão dos Guararapes: disputa entre forças políticas

Em Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior município do estado, a eleição promete ser bastante competitiva. O atual prefeito, Mano Medeiros (PL), busca garantir sua permanência no cargo, mas enfrenta forte concorrência.

Elias Gomes (PT), ex-prefeito da cidade, e Clarissa Tércio (PP), deputada federal com apoio do eleitorado evangélico, estão disputando o segundo lugar.

A ausência de Lula em Pernambuco no primeiro turno dificultou a campanha dos petistas, criando um cenário onde a Região Metropolitana do Recife pode ficar sem um forte apoio ao governo federal. Bolsonaro esteve em Jaboatão, mas ao lado de Anderson Ferreira, principal padrinho do atual prefeito.

Olinda: novos protagonistas no cenário eleitoral

Em Olinda, a situação é de renovação, já que o atual prefeito, Professor Lupércio (SD), não pode mais disputar a reeleição. Sua vice, Mirela (PSD), tenta manter o grupo no poder e é uma das favoritas, recebendo apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Contudo, ela deve enfrentar Izabel Urquiza (PL) ou Vinicius Castello (PT), que estão empatados nas pesquisas, possivelmente levando a uma disputa de segundo turno. Vinicius Castello também sofreu com a ausência de Lula na campanha.

Paulista: cenário indefinido e pulverizado

A eleição em Paulista apresenta um cenário fragmentado, com muitos candidatos na disputa. O atual prefeito, Yves Ribeiro (MDB), que não se recandidata devido a problemas de saúde, apoia Severino Ramos (PSDB) para tentar manter o controle. Júnior Matuto (PSB) também é um concorrente forte, o que pode resultar em um segundo turno na cidade.

Caruaru: batalha entre Rodrigo Pinheiro e a oposição

Na cidade de Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) busca consolidar seu papel como sucessor da atual governadora Raquel Lyra. Ele enfrenta a forte oposição de José Queiroz (PDT), ex-prefeito com grande influência política. A polarização acentuada torna a disputa em Caruaru uma das mais acirradas do estado, com alta probabilidade de um segundo turno.

A eleição de Caruaru chama a atenção porque o município é o principal reduto eleitoral da governadora Raquel Lyra (PSDB), que apoia Rodrigo Pinheiro. Zé Queiroz, por sua vez, teve o apoio de João Campos e outras lideranças de esquerda e centro esquerda do estado.

Petrolina: Simão Durando forte, mas com desafios

Em Petrolina, Simão Durando (União Brasil), aliado de Miguel Coelho, busca manter o domínio político da família Coelho. Com chances de vencer no primeiro turno, a fragmentação das candidaturas pode surpreender. Júlio Lóssio (PSDB) é um candidato que pode complicar essa trajetória e levar a disputa para o segundo turno.

Recife: João Campos deve vencer no primeiro turno

No Recife, João Campos (PSB) lidera as pesquisas com uma vantagem considerável, apontando para a possibilidade de reeleição já no primeiro turno, com o apoio de uma ampla coligação.

Apesar da presença de candidatos como Gilson Machado (PL), Dani Portela (PSol) e Daniel Coelho (PSD), apoiado pela governadora Raquel Lyra, a força e a popularidade de Campos parecem ser suficientes para evitar uma segunda votação.

Com uma popularidade em alta, João Campos tem enfrentado a disputa municipal mais tranquila desde a redemocratização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: