PL lidera em deputados estaduais no Espírito Santo
A sigla, que em 2018 não havia conseguido eleger deputados, elegeu cinco nomes este ano
Escute essa reportagem
O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, será a legenda com mais representantes na Assembleia Legislativa do Estado para o mandato de 2023-2026. A sigla, que em 2018 não havia conseguido eleger deputados, elegeu cinco nomes este ano.
Em segundo lugar está o Republicanos. O partido, que em 2018 elegeu dois nomes, dobrou de tamanho na Casa de Leis: a partir de 2023, terá quatro representantes. Em seguida, estão Podemos e PSB, que terão três representantes cada.
Oito partidos que haviam eleito deputados em 2018 não terão sequer um representante na Assembleia Legislativa. São eles: PV, MDB, Rede, PSD, Pros, PMN, Avante e Democracia Cristã (DC).
Mudanças
O Partido Liberal, que não havia conseguido eleger deputados estaduais em 2018 regionalmente, elegeu cinco na última eleição e será o partido com mais representantes na Assembleia Legislativa do Estado.
O segundo partido com mais representantes será o Republicanos. Eles terão quatro nomes no Legislativo estadual.
Em seguida, estão Podemos e PSB. Os dois partidos elegeram, cada um, três deputados. O PSB teve aumento em relação a 2018, quando havia eleito dois parlamentares, e o Podemos, assim como o PL, não tinha eleito deputados em 2018.
Quem mais perdeu deputados, mas manteve representatividade no Legislativo foi o União Brasil. O partido, que é resultado da fusão de DEM com PSL, havia eleito cinco nomes em 2018. E agora, elegeu dois.
Fonte: Assembleia Legislativa e TSE.
Os números:
5 eleitos conseguiu o PL de Bolsonaro
8 partidos perderam suas cadeiras na Casa
Comentários