X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Espírito Santo

Mesária e eleitores detidos por boca de urna no ES

Foram quatro detidos em ocorrências em Nova Venécia e São Domingos do Norte


 Uma mesária e eleitores com bandeiras foram detidos pela Polícia Militar em flagrante por fazerem boca de urna em duas ocorrências no Espírito Santo, durante o segundo turno das Eleições 2022, neste domingo (30). No total, foram quatro pessoas encaminhadas a delegacias.

O caso da mesária foi registrado em Nova Venécia, no noroeste do Estado. A mesária estaria conversando com eleitores na fila, pedindo votos para um candidato e foi denunciada por uma fiscal partidária. No local, outra mulher também foi detida.

“Realizando preventivo nas proximidades do salão paroquial do bairro Bonfim, a equipe de militares foi acionada por uma fiscal partidária. Quando chegaram ao local, os PMs constataram ainda a presença de uma bolsa com adesivos de outro candidato”, informa o relatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Já em São Domingos do Norte, também na região noroeste, um grupo de eleitores com bandeiras foi flagrado pelos policiais em frente a um bar e ao lado de uma escola no centro da cidade, após contato da promotoria eleitoral.

“Dois envolvidos, juntamente com duas bandeiras, foram encaminhados até o Destacamento de Polícia Militar (DPM), onde assinaram um termo circunstanciado e foram liberados”, informa o registro da PM. O material foi apreendido.

Boca de urna é um crime eleitoral, fixado na Lei das Eleições e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que contém as regras da propaganda eleitoral.

A pessoa que for flagrada fazendo boca de urna estará sujeita a uma pena de detenção, que pode variar de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade e multa no valor de até R$ 15.961,50. Tais punições podem ser aplicadas tanto a eleitores quanto a representantes de partidos ou a candidatas e candidatos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: