Câmara dos Deputados: Vencedores foram os mais votados em 33 municípios
No Espírito Santo, sete dos dez deputados federais eleitos foram os campeões de votos em 33 dos 78 municípios
Escute essa reportagem

Sete dos 10 deputados federais eleitos para o mandato 2023-2026 conseguiram atingir o posto de candidato mais votado ao cargo em 33 dos 78 municípios do Estado.
O “campeão entre os campeões” foi o deputado reeleito Evair de Melo (PP), que foi o mais votado em 10 municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Iconha, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante.
O segundo colocado foi o também deputado reeleito Josias da Vitória (PP), que foi o mais votado em nove municípios: Águia Branca, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Jerônimo Monteiro, Pancas, Piúma, São Roque do Canaã e em Vila Pavão.
Ex-prefeito de Viana, o deputado eleito Gilson Daniel (Podemos) foi o mais votado na cidade que já comandou e nos municípios de Fundão, Ibatiba, Irupi, Iúna, São Domingos do Norte e São José do Calçado.
Quem também ganhou em um município onde já foi prefeito foi Helder Salomão (PT). O deputado federal mais votado do Estado, curiosamente, só foi o primeiro colocado em votos em Cariacica, onde já foi prefeito entre 2005 e 2012. Lá, ele recebeu 36.276 votos.
O vice-prefeito de Vila Velha Victor Linhalis deixará o cargo em 2023, uma vez que foi eleito deputado federal. E ele foi o mais votado justamente em Vila Velha, onde recebeu 41.853 votos, o que equivale a 78% dos votos que recebeu no total (53.483 votos).
Paulo Foletto (PSB) foi o campeão em Alfredo Chaves, Itarana e em Santa Teresa. Já em Vitória, o campeão de votos foi Gilvan da Federal (PL), que recebeu 14.776 votos na capital.
Os outros 45 municípios tiveram como candidato a deputado federal mais votado políticos que não foram eleitos. Dentre eles, o “campeão” foi Renzo Vasconcelos (PSC).
O deputado estadual foi o mais votado para a Câmara Federal em 13 municípios: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.
Outro destaque vai para Junior Correa (PL), o mais votado em Cachoeiro de Itapemirim: 58,59% dos seus votos foram de eleitores da “Capital Secreta” do Estado.
Saiba mais
Campeões dentre os campeões
- O “campeão dentre os campeões” de voto foi o deputado reeleito Evair de Melo (PP), que foi o mais votado em 10 municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Iconha, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante.
- Porém, curiosamente, ele foi o mais votado em menos municípios do que um candidato que não venceu as eleições: Renzo Vasconcelos (PSC), que foi o mais votado em 13 municípios.
- Renzo não foi eleito por seu partido não alcançar o quociente eleitoral necessário para eleger um deputado federal.
Maioria dos votos em uma única cidade
- O vice-prefeito de Vila Velha Victor Linhalis venceu a disputa e será deputado federal em 2023. E deve sua eleição ao eleitores de sua cidade: 78% dos seus votos foram de eleitores de Vila Velha.
- Fenômeno parecido vai para o suplente Júnior Corrêa (PL): Ele teve 58,59% dos seus votos totais de eleitores da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Comentários