X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Dois votos para manter condenação de Marcelino Fraga


Imagem ilustrativa da imagem Dois votos para manter condenação de Marcelino Fraga
Marcelino Fraga |  Foto: Divulgação

Os magistrados da 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que reúne o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, julgaram a apelação do ex-deputado federal Marcelino Fraga (MDB) e outros réus envolvidos no "Escândalo das Sanguessugas", mas não houve unanimidade.

A relatora, desembargadora Vera Lúcia Lima, concordou parcialmente com o apelo dos réus. O desembargador Marcelo Pereira e a juíza Helena Elias Pinto votaram a favor da manutenção da sentença original.

Com isso, o julgamento deve prosseguir em outra oportunidade com a presença de outros dois desembargadores, conforme o regimento interno do tribunal. Entretanto, devido ao recesso no TRF-2 começar no dia 20, a decisão do tribunal só deve sair no ano que vem.

Marcelino havia sido condenado em 2016 por suposta participação num esquema para utilizar de forma irregular verbas públicas federais destinadas à saúde, que recebeu os apelidos de "Máfia das Ambulâncias" e "Escândalo das Sanguessugas".

Os envolvidos teriam fraudado processos de licitação para aquisição de ambulâncias e equipamentos médicos, superfaturando a aquisição do material. A sentença de 2016 estabeceleu a suspensão dos direitos políticos do ex-deputado por 10 anos, a proibição de contratar com o poder público e de receber incentivos fiscais e credíticos por cinco anos, além do pagamento de uma multa no valor de R$ 130.714,08.

Marcelino também foi condenado a nove anos e nove meses de prisão na esfera criminal.

O ex-deputado federal nega irregularidades e disse acreditar que o placar pode virar a seu favor. "Creio que seja uma situação contornável. Não foi uma decisão unânime, o que me faz crer que poderei provar minha inocência", explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: