Disputa pela vaga de Procurador-Geral de Justiça do ES conta com dois candidatos
O promotor de justiça Danilo Raposo Lírio e o atual procurador-geral de justiça Francisco Berdeal são os concorrentes
A disputa pelo comando do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) durante o biênio 2026-2028 terá apenas dois candidatos: o promotor de justiça Danilo Raposo Lírio e o atual procurador-geral de justiça Francisco Berdeal.
Berdeal está no cargo desde 2024 e busca a reeleição. Já Lírio atua na 4ª Promotoria de Justiça Cível de Linhares, em regime de acumulação, colabora na 2ª Promotoria Criminal de Vila Velha.
Danilo concorreu, em 2024, para o cargo de procurador-geral de justiça, mas não entrou na lista tríplice. Ele ficou em quinto lugar, em uma disputa com seis candidatos, com 64 votos.
As inscrições se encerraram na última segunda-feira (26). O edital para as eleições do Ministério Público do Espírito Santo foi publicado em dezembro, estabelecendo a formação da lista tríplice para a escolha do nome que vai ocupar o cargo de Procurador-Geral de Justiça entre este ano e 2028.
Procuradores e promotores em atividade tiveram prazo de oito dias para se candidatar, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei).
No dia 6 de março, os promotores e procuradores de Justiça do MP-ES participarão da eleição no período entre 9 horas e 17 horas, com voto on-line e à distância.
Cada um poderá votar em até dois candidatos. Independente da votação, tanto Berdeal quanto Lírio vão compor a lista final de candidatos, que será enviada ao governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).
Após receber a lista final, Casagrande terá até 15 dias para escolher quem irá comandar o MP-ES pelo próximo biênio, podendo escolher tanto o mais votado quanto o menos votado.
Eleição anterior
Na eleição anterior, realizada em 2024, Casagrande optou por escolher o segundo candidato mais votado daquela disputa: Francisco Berdeal, que havia composto a chamada lista tríplice com Pedro Ivo de Sousa — que foi o mais votado na época — e Maria Clara Mendonça Perim.
Tanto Sousa quanto Perim optaram por não entrar na disputa deste ano.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários