Login

Atualize seus dados

Política

Dezesseis mil advogados nas urnas

Profissionais decidem na próxima quinta qual das três chapas inscritas na disputa pelo comando da OAB-ES será escolhida

15/11/2021 14:58:35 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Dezesseis mil advogados nas urnas
Dezesseis mil advogados nas urnas Foto: Divulgação
 

A eleição para definir o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo  (OAB-ES) para o triênio 2022-2024 acontece na próxima quinta-feira, e 16.225 advogados deverão ir às urnas para definir qual das três chapas candidatas  comandará a Ordem. 

Serão eleitos a Diretoria do Conselho Seccional, os Conselheiros Seccionais Titulares e Suplentes, os Conselheiros Federais Titulares e Suplentes, as Diretorias das Subseções e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES).

 A disputa será entre três grupos. “Pra Frente OAB”, liderada pelo atual presidente da Ordem,   José Carlos Rizk Filho. “É diferente. É OAB de verdade”, encabeçada pela advogada Erica Neves; e a “Agora é Nossa Vez”, liderada pelo advogado Alexandre Rossoni. 

A chapa de Rizk busca a reeleição com um discurso voltado para o jovem advogado e para as mulheres. “Uma das propostas que temos é a de  criar parcerias financeiras para impulsionar a jovem advocacia a obter recursos e iniciar sua trajetória profissional” cita em seu projeto. 

Já Erica Neves tem em seu discurso os temas como transparência, valorização do advogado do interior e também  a atuação profissional do jovem e da mulher. 

Uma de suas propostas visa à profissionalização da advocacia 4.0  por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), promovendo  qualificação  no ambiente virtual. 

A chapa “Agora é Nossa Vez”, liderada pelo advogado Alexandre Rossoni quer valorizar o profissional da área e da própria OAB-ES perante a sociedade, além de aumentar os postos de trabalho para advogados. “Vamos remodelar completamente o transporte interfóruns para facilitar que advogados possam atuar em todo o Estado”,  explica em seu projeto.   

Para estar apto a votar na quinta-feira, os advogados tiveram até 18 de outubro para regularizar a situação financeira com a OAB-ES, já que inadimplentes não podem exercer o direito de voto. 

No dia da votação, deve-se apresentar o cartão ou a carteira de identidade profissional ou um dos seguintes documentos oficiais com foto: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte.

Interessados podem conferir a lista de locais de votação no site www.oabes.org.br/eleicoes-corporativas-2021.

Subseções também terão disputa entre chapas

Além da disputa entre as três chapas para a presidência estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Espírito Santo (OAB-ES), também estarão em disputa, quinta-feira, as presidências das subseções da OAB-ES.

São, ao todo, 19 subseções que integram a OAB-ES:  Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Itapemirim, Iúna, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

Até o fechamento desta edição, às 17 horas da última sexta-feira, pelo menos uma chapa já havia sido deferida em cada subseção. A OAB-ES informou que divulgaria até o fim daquele dia todos os deferidos.

 No total, foram 25 chapas inscritas para as disputas locais da OAB-ES. Até o fechamento da edição, um confronto entre chapas ocorreria apenas em seis das 19 subseções. 

Em Cariacica, a “É hora de Inovar”, liderada pelo candidato Gustavo Minervino Souza Ferreira, disputará com a “OAB de Verdade”, de William Paterlini Filho. 

Em Linhares,  a “OAB Para Todos +”, de Alcidia Pereira de Paula enfrenta a “Renova OAB”, de Bruno Gonçalves Fereguetti. Já em  Nova Venécia, a “Ação e Renovação”, de Leila Tavares Pereira compete com  a “Ordem: União e Integração”, de José Carlos Said.

Em São Mateus, a “Pra Frente OAB”, de Lívia Batista Barcelos, concorre com a “Democrática e Independente”, de Avelânia Barbosa Lobo”. Já em  Venda Nova do Imigrante, a “Pra Frente OAB”, de Antonio José Pereira de Souza, disputa com a “Prerrogativas, Pela Ordem”, de Geraldine Andrea Ferreira Csjakovics. 

Por fim, em Vila Velha,  a “Juntos Podemos Mais”, de José Antonio Neffa Junior, disputa com a “OAB de Verdade”, de Margareth Gonçalves Pederzini.


SAIBA MAIS


O pleito e as propostas dos candidatos

José Carlos Rizk Filho

Eleito em 2018, Rizk Filho é o atual presidente da OAB-ES e tenta a reeleição pela Chapa 01. 

Graduado pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV),  além de atuar na advocacia, também atua na área acadêmica, tendo sido professor da Ufes e da Pio XII com ênfase nas áreas do Direito do trabalho, público e privado.

Algumas de suas propostas 

Criar parcerias financeiras para impulsionar a Jovem Advocacia a obter recursos e iniciar sua trajetória.

Criação do Núcleo de Inteligência e Monitoramento de Mercado, com o objetivo de capitanear e monitorar oportunidades de trabalho para a Jovem Advocacia.

Ampliação das melhorias das condições de trabalho das mulheres em presídios e estruturas policiais, assegurando o respeito às prerrogativas. 

Erica Neves

A candidata da chapa 02 é advogada formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e especialista em Direito do Estado e em Direito do Consumidor.

Na OAB, já foi membro da Comissão Nacional do Direito do Agronegócio, presidente da Comissão de Fiscalização e Propaganda  e Secretária-Geral Adjunta. 

Algumas de suas propostas

realizar a diretoria itinerante,  onde a diretoria da seccional vai até as subseções do interior para realizar reuniões presenciais e audiências públicas. 

Investir na profissionalização da advocacia 4.0 por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), promovendo  qualificação da advocacia no ambiente virtual.

criar a “Prerrogativa das mulheres”, onde o atendimento às advogadas será feito somente por advogadas. 

Alexandre Rossoni

O candidato da chapa 03 é o com mais tempo de formação dentre os candidatos: formou-se em Direito em 1995 no então Centro Universitário de Vila Velha (atual UVV).

atua como assessor jurídico para empresas e para a Cooperativa dos Ortopedistas e Traumatologistas do Espírito Santo e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Espírito Santo. Também foi apresentador do programa de TV “Seus Direitos”.  

Algumas de suas propostas

Aumentar postos de trabalho realizando ações e fiscalizando condomínios, administradoras e empresas de cobranças para que não façam serviços jurídicos.

Remodelar o transporte interfóruns, ampliando o meio de transporte para o advogado exercer seu trabalho no Estado. 

Firmar convênios com as polícias Civil e Militar para que advogados ministrem aulas de reciclagem de Direito para policiais.

  Eleição

A eleição da OAB-ES está marcada para quinta-feira, das 9 horas às 17 horas. Os advogados votarão nos locais de suas respectivas subseções.

Pode-se conferir a lista de locais onde a votação será realizada, por município, no site www.oabes.org.br/eleicoes-corporativas-2021.

Obrigatório

O voto é pessoal e obrigatório para todos os advogados regularmente inscritos na OAB-ES, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo ausência justificada por escrito, a ser apreciada pela diretoria do Conselho Seccional.

No dia da votação, deve-se apresentar o cartão ou a carteira de identidade profissional ou um dos seguintes documentos oficiais com foto: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte.

Fonte: Candidatos citados e OAB-ES.