Concurso público e diálogo entre poderes: Marcelo Santos faz balanço da gestão
Presidente da Assembleia Legislativa destacou realizações do primeiro semestre e projetou ações para o restante do ano
Escute essa reportagem

Novo concurso público em andamento, modernização do Legislativo, apoio aos municípios e diálogo institucional. Estes são alguns pontos do balanço das ações do primeiro semestre de 2025 na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, apresentado pelo presidente, o deputado estadual Marcelo Santos.
Marcelo reforçou as ações estratégicas realizadas pela casa nestes primeiros meses do ano e projetou algumas da propostas e projetos para o restante do ano.
Um dos pontos apresentados pelo presidente foi a aprovação de um concurso público para a admissão de novos servidores, que trará mais qualificação para o Legislativo.
“O que vale aqui na Assembleia Legislativa como estímulo para você que tem interesse em participar desse concurso, além do salário, são os atrativos que nós temos como auxílio-saúde, tíquete-alimentação e, inclusive, um ressarcimento para quem tem filhos até 6 anos, que nós cobrimos num valor para a creche”, destacou.
Marcelo Santos destacou ainda que o servidor da Assembleia "tem o respeito do presidente, de todos os deputados e infraestrutura interna com bom ambiente de trabalho". "Tudo aquilo que eu puder fazer para melhorar a infraestrutura interna da Assembleia, garantindo uma condição melhor, um ambiente legal de trabalho, um ambiente salubre, e não insalubre como eu encontrei em alguns setores, eu vou fazer”, garantiu.
O presidente destacou ainda o relacionamento da Assembleia com as Câmaras Municipais dos 78 municípios do Estado, por meio da Rede Capixaba de Fortalecimento do Legislativo, que oferece apoio nas áreas jurídica, educacional, de comunicação e de inovação e transparência.
Ainda no Legislativo, o presidente também destacou a modernização do prédio para a preservação do patrimônio público e bem-estar de servidores e visitantes, além da realização de ações que aproximem o poder legislativo com os cidadãos.
“Não existe um prego nesse Estado que foi colocado com dinheiro público e não passou primeiramente por essa Casa que eu lidero, ao lado dos meus colegas deputados, autorizando o governo do Estado a fazer investimentos de infraestrutura, construção do Hospital Geral de Cariacica, ciclovia na Terceira Ponte, Avenida das Paneleiras e tantas outras obras importantes no Estado do Espírito Santo, que tem a digital e a participação de todos os deputados”, destacou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:


Segundo semestre
Para os próximos meses de 2025, Marcelo Santos definiu que a análise do Orçamento do Espírito Santo para 2026 é uma das prioridades do Legislativo. “É esse Orçamento que vai impactar diretamente na vida das pessoas, porque é nele que está previsto o valor dos investimentos que serão feitos. (...) Esse é o maior projeto que receberemos no segundo semestre legislativo e nós avaliamos por um bom período”, enfatizou.
O presidente avaliou ainda a produção dos deputados e da Assembleia, que possui quase 1.400 matérias para apreciação.
"Nós temos mais de 1.200 matérias que ainda estão sem ser analisadas pelo Plenário. Naturalmente, com o retorno da atividade parlamentar no segundo semestre legislativo, nós teremos aí chegado a pelo menos mais de 1.300, quase 1.400 matérias. Isso só aqui no Legislativo. Temos outras matérias que chegarão aqui, que são matérias de iniciativa do Executivo, teremos matérias do Judiciário, talvez do Ministério Público, de outras instituições. Mas é a decisão nossa, junto com os deputados que integram o Colégio de Líderes, que vai pautar as matérias nesse segundo semestre legislativo", afirmou.
Veja a íntegra da entrevista aqui
Comentários