X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Comissão do Senado aprova recondução de Augusto Aras à PGR


Imagem ilustrativa da imagem Comissão do Senado aprova recondução de Augusto Aras à PGR
Augusto Aras, procurador geral da República |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A indicação de Augusto Aras para um novo mandato no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, por 21 votos a 6. Agora a palavra final cabe ao plenário, que deve votar ainda nesta terça-feira (24). Aras precisa de ser aprovado por, pelo menos, 41 dos 81 senadores. 

A sabatina do atual procurador-geral da República começou na manhã desta terça-feira (23) e foi realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. No posto desde setembro de 2019, ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para mais dois anos à frente do Ministério Público Federal.

Na última sexta-feira (20), o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), relator da indicação, apresentou parecer favorável à recondução de Aras. No documento de oito páginas, o emedebista destaca que o PGR “tem procurado reforçar o papel do Ministério Público na solução de conflitos, atuando de forma extraprocessual e preventiva, sem renunciar de fiscalização”.

Durante a sabatina, Aras reforçou a manifestação da PGR sobre o uso de máscaras. Questionado sobre o assunto, o procurador-geral disse concordar com a utilização obrigatória do item, mas que o não uso não pode ser criminalizado.

"A não utilização das máscaras é um ilícito. Nós sabemos que é um ilícito, é um ilícito. Todavia, é um ilícito de que natureza? Cível? Administrativo? Penal? Bem analisadas as coisas, trata-se de um ilícito administrativo e a sanção nesse campo é a multa", defendeu.

Aras ainda comentou sobre a crise entre os Poderes. "Neste mês de agosto, três ministros do Supremo, todos três constitucionalistas (Gilmar, Barroso e Alexandre de Moraes), declararam: as instituições estão funcionando normalmente. Eu me associo a todos eles: as instituições estão funcionando normalmente", disse.

O PGR ponderou, no entanto, que a polarização pode ser "danosa" para a democracia. "A polarização é o pior veneno para a democracia. Na polarização, um procurador como eu não agrada nem ao governo nem à oposição. A ele, é imputada omissão quando só age com cautela para não passar do limite", afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: