X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Cirurgia de Lula ocorre sem 'intercorrência' e presidente passa bem, dizem médicos

Período de recuperação total deve envolver cerca de um mês


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cirurgia de Lula ocorre sem 'intercorrência' e presidente passa bem, dizem médicos
Lula foi submetido nesta sexta-feira (29) a uma cirurgia para tratar um problema na região do quadril |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A equipe médica responsável pela cirurgia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou na tarde desta sexta-feira (29) que o procedimento ocorrem sem intercorrências e que o mandatário passa bem.

"Presidente foi submetido a uma cirurgia, artroplastia do quadril, colocação de prótese, já estava programa, e o procedimento transcorreu sem intercorrências. Presidente já se encontra acordado e conversando", afirmou o médico Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente.

Kalil ainda acrescentou que se optou por aproveitar a anestesia para realizar uma cirurgia plástica na pálpebra.

Os médicos responsáveis pela cirurgia ou pelo acompanhamento da saúde rotineira do presidente concederam uma entrevista coletiva para jornalistas.

Participaram o ortopedista e cirurgião chefe Giancarlo Polesello, que foi o responsável pelo procedimento; o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente; e a médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio.

Lula foi submetido nesta sexta-feira (29) a uma cirurgia para tratar um problema na região do quadril, procedimento que já estava programado. Trata-se de uma artroplastia total de quadril, na qual foi instalada uma prótese no corpo do presidente.

O mandatário vinha se queixando de dores desde o período eleitoral, no ano passado. Chegou a afirmar que não realizou o procedimento logo depois de assumir para não demonstrar fragilidade e as pessoas acharem que ele estava "velho".

O comboio presidencial chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, às 8 horas. Segundo interlocutores no Palácio do Planalto, Lula optou por realizar a cirurgia na capital federal, porque pretende se recuperar na residência oficial e voltar a despachar assim que for possível.
A cirurgia em questão impõe uma restrição de transporte, com o mandatário não podendo pegar avião.

Ele deve permanecer no hospital até a próxima terça-feira (3). Depois da cirurgia, a expectativa é a de que ele fique ao menos três semanas trabalhando de casa, o Palácio da Alvorada.

Durante o período de internação, serão divulgados dois boletins médicos por dia, para atualizar a evolução do quadro médico do presidente.

O período de recuperação total deve envolver cerca de um mês.

Lula ainda não poderá realizar viagens por um período de quatro a seis semanas após a cirurgia. A primeira deve ser no fim de novembro, para participar da COP 28, nos Emirados Árabes Unidos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: