X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Caso Armandinho: Defesa não deve ser aceita, diz corregedor

Leonardo Monjardim avisou que documento foi protocolado depois do tempo limite; Sobre situação, Procuradoria da Câmara dará parecer


Imagem ilustrativa da imagem Caso Armandinho: Defesa não deve ser aceita, diz corregedor
Armandinho está preso desde dezembro, após operação do Supremo, acusado de fazer parte de milícias digitais |  Foto: Divulgação

Após o advogado do vereador Armandinho Fontoura (sem partido) ter protocolado a manifestação de defesa do parlamentar no sistema da Câmara de Vitória, na noite de quarta-feira, o corregedor da Casa, Leonardo Monjardim (Patriota), afirmou que o documento dificilmente será aceito no processo  que pede a cassação do parlamentar.

O motivo que faz com que a manifestação enfrente dificuldades para ser admitida  é porque, segundo Monjardim, ela foi protocolada após o tempo limite.    

Leia mais notícias de Política aqui

A defesa de Armandinho, vereador preso desde o dia 15 de dezembro de 2022 por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e afastado da Câmara, tinha até o dia 19 deste mês para protocolar a manifestação.

“A hipótese imediata é que o recurso apresentado pela defesa foi depois do prazo permitido, que expirou no último dia 19”, explicou Monjardim.

Para que o assunto passe por uma análise técnica, Monjardim decidiu acionar  a Procuradoria da Câmara de Vitória.

“Como a defesa de Armandinho perdeu o prazo de defesa, nós acionamos a procuradoria e estamos aguardo que eles façam a nomeação de um defensor  para o vereador”, disse o corregedor. 

Em contato com o advogado Fernando Dilen, que representa o vereador Armandinho, foi dito que a defesa “espera que a Procuradoria entenda que a defesa foi feita de maneira tempestiva e que, mesmo que seja intempestiva, os pedidos de prova no processo sejam acatados”. 

O conteúdo do documento protocolado pela defesa de Armandinho Fontoura pede que o processo em questão contra o vereador preso seja “periciado”. 

O advogado sugere que a investigação aconteça no documento original, “a fim de checar se de fato ocorreu a assinatura ou se trata de  suposta 'montagem' com a foto da assinatura do representante”. 

A assinatura do representante citada por Fernando Dilen diz respeito a última folha da denúncia contra Armandinho, assinada supostamente pelo empresário Sandro Rocha, que já alegou que não sabia que estava assinando um documento que pedia a cassação de Armandinho. 

Além disso, a defesa de Armandinho Fontoura pediu o afastamento do vereador Luiz Emanuel Zouain (sem partido) da corregedoria, alegando que Zouain e Fontoura possuem “rixa política”.

ENTENDA O CASO

Prisão

Armandinho Fontoura (sem partido) está preso em Viana desde o dia 15 de dezembro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e foi afastado da Câmara de Vitória. 

Ele é acusado, segundo o Supremo, de fazer parte de milícias digitais e de ter fomentado ataques às instituições democráticas e aos próprios ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Notificação

O vereador foi notificado no dia 5 deste mês a respeito do tempo que tinha para apresentar defesa à Câmara no processo que pede a sua cassação, no entanto, quem recebeu o documento por ele foi uma diretora do presídio. 

 Na época, a defesa de Armandinho disse que o parlamentar não havia assinado o documento porque a cópia da petição inicial da denúncia não havia sido incluída.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: