Capitão Assumção tem prisão revogada pelo STF
Soltura do parlamentar foi aprovada pela Ales nesta quarta-feira
Escute essa reportagem
O deputado Capitão Assumção (PL) teve a prisão revogada na noite desta quinta-feira (7) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A informação foi confirmada por parlamentares procurados pela reportagem.
A decisão também foi confirmada por Marcelo Santos, deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) através do X (antigo Twitter). "Acabo de tomar conhecimento da louvável atitude do ministro do @STF_oficial que acatou a decisão da nossa @assembleiaes e já determinou a imediata soltura do colega de plenário Deputado Capitão Assumção. Exemplo de democracia sólida, com respeito mútuo das instituições", escreveu o parlamentar na rede social.
Acabo de tomar conhecimento da louvável atitude do ministro do @STF_oficial que acatou a decisão da nossa @assembleiaes e já determinou a imediata soltura do colega de plenário Deputado Capitão Assumção. Exemplo de democracia sólida, com respeito mútuo das instituições.
— Marcelo Santos (@marcelodeputado) March 8, 2024
Na quarta-feira (6), a Ales formou maioria pela revogação da prisão de Assumção e no mesmo dia o parecer foi enviado para o STF. Após um dia, o Supremo decidiu soltar o parlamentar.
O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), autor do relatório da Comissão Especial que foi aprovado em Plenário para a revogação de Assumção, também se manifestou após a soltura do parlamentar. “Que fique o exemplo para todo país. Votamos pela manutenção e preservação das leis e da Constituição. A coragem e o respeito ancoram a independência e a harmonia dos poderes”.
O deputado Lucas Polese (PL) e o senador e presidente do PL no Estado, Magno Malta (PL) foram até o quartel da Polícia Militar de Maruípe, em Vitória, para acompanhar a soltura.
Comentários