X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Câmaras da Grande Vitória vão adotar medidas restritivas


Imagem ilustrativa da imagem Câmaras da Grande Vitória vão adotar medidas restritivas
Projeto aprovado acabou arquivado duas vezes por membros da Câmara de Vereadores de Vitória |  Foto: Beto Morais / 21/02/2018

Após o anúncio da quarentena de 14 dias, com início nesta quinta-feira (18) em todo o Estado, câmaras municipais da Grande Vitória também prometem endurecer medidas restritivas de acesso aos legislativos e suspender sessões presenciais, como no caso de Vila Velha.

Conforme o segundo secretário da Mesa Diretora da Casa de Leis canela-verde, Devanir Ferreira (Republicanos) serão reduzidos pela metade o número de servidores trabalhando presencialmente. As sessões que já contavam com a presença dos parlamentares, retornaram para o sistema virtual. “Serão 50% dos servidores e sessão virtual”, afirmou Devanir.

Na Serra, o presidente Rodrigo Caldeira (PRTB) decide nesta quarta-feira (17) se as sessões serão virtuais. Segundo sua assessoria, ele também publicará decreto com fechamento do legislativo ao público e revezamento dos servidores no trabalho.

Na capital, o presidente da câmara, Davi Esmael (PSD), afirmou que as sessões presenciais serão mantidas. “A Câmara de Vitória se apresenta como essencial, pois debaterá a retomada segura da economia, processo seletivo de médicos nos prontos-atendimentos, e compra de vacinas”, garante.

Ele, porém, promete que será reduzido o acesso de pessoas. “Haverá controle rigoroso de público. Serão 20 pessoas em plenário, os 15 vereadores e cinco da equipe técnica somente”, disse.

Em relação aos gabinetes, o vereador explica que os mesmos terão autonomia para definir a quantidade de servidores que trabalharão remotamente e presencialmente.

Em Cariacica, onde as sessões ainda não haviam voltado a ser presenciais, será mantido o sistema virtual. O presidente Lelo Couto (DEM) disse que nesta quarta, porém, será definido como será o remanejamento do pessoal “ou se serão todos home office”.

Na Assembleia Legislativa do Estado, que já havia suspendido as reuniões das comissões na segunda-feira, deverá suspender nesta quarta através de um decreto as sessões híbridas, que hoje contam com a maioria dos deputados de forma presencial e outra parte dos parlamentares virtualmente.

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) disse que está avaliando como será o funcionamento do Poder Judiciário no período de 14 dias.

Já o Ministério Público do Estado (MP-ES) informou que vinha atuando em trabalho remoto desde o início da pandemia, já fazia atendimento virtual e no formato presencial em algumas audiências. O órgão explica ainda que existem equipes reduzidas trabalhando nas promotorias e em sua sede, conforme critérios estabelecidos em seu plano de biossegurança.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: