X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Câmara convoca Eco101 para dar explicações sobre contrato

Deputado disse que a concessionária deseja deixar o contrato de duplicação do trecho Norte da rodovia


Imagem ilustrativa da imagem Câmara convoca Eco101 para dar explicações sobre contrato
Pedágio na BR-101: motivação seria decisão do TCU para redução de tarifas até iniciar duplicação do trecho Norte |  Foto: WILTON JUNIOR - 13/08/2015

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de audiência pública para tratar da situação da concessionária Eco101, que deseja deixar o contrato de duplicação da BR-101 no Espírito Santo, segundo o deputado federal Neucimar Fraga (PP).  

O requerimento foi solicitado pelo deputado para ouvir a Eco101 e outras entidades envolvidas. A audiência está marcada para o dia 7 de julho.  “A ideia  é colocar todos atores na mesa e ouvir as partes, dar a cada um a oportunidade de explicar sua situação. A Eco101 vai explicar o contrato, sua arrecadação e investimento até agora e dizer quais as dificuldades está encontrando para concluir as obras no trecho”, explicou Neucimar.

Segundo Neucimar, foram convocados, além da Eco101, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

 “Também chamamos um prefeito do Norte do Estado que representará a região. Entendemos que se o contrato for rompido, terá de ser feita nova licitação, o que aumentaria o preço do pedágio. Por isso entendemos que é melhor sermos parceiros para encontrar uma solução do que incentivar um rompimento de contrato”, completou.

A justificativa para a realização da audiência pública é que, segundo o deputado, a Eco101 estaria disposta a entregar o contrato  de concessão após  decisão do Tribunal de Contas da União (TCU ) para que se reduza o valor das tarifas até iniciar as obras de duplicação do trecho Norte da BR-101.

Em resposta à coluna Plenário de A Tribuna de terça-feira (7), a Eco-101 negou ter apresentado pedido de devolução da concessão, e afirmou que não comentaria as declarações de Neucimar. 

Em comunicado publicado em seu site, a Eco101 explica que está há nove anos atuando na  concessão da BR-101/ES-BA, que tem 478,7 km de extensão e corta 25 cidades do Estado. Segundo o diretor-superintendente da concessionária, Julio Amorim, já foram investidos R$ 2,3 bilhões com obras e serviços durante esse período.


Saiba mais


Ministro que contou  

O deputado Neucimar Fraga (PP)  afirma que o ministro da infraestrutura, Marcelo Sampaio, teria dito que assessores da Eco101 haviam afirmado que a concessionária estaria disposta a abrir mão da concessão do trecho Norte da BR-101. 

O motivo seria uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) para que se reduza o valor das tarifas até o início das obras de duplicação. A Eco101, porém, negou a informação quando questionada pela Coluna Plenário de A Tribuna

Audiência

Por conta dessa situação, o deputado solicitou audiência pública com a Eco101 e com outros entes envolvidos na região, como Ibama, Iema, ANTT e DNIT, para que seja explicada a situação de todos os lados. 

A Eco101 está há nove anos como responsável pela   concessão da BR-101/ES-BA. 

Neste período,  a  Eco101   entregou trechos duplicados em Anchieta (2,5 quilômetros), Ibiraçu (4,5 quilômetros), João Neiva (2,7 quilômetros), Contorno de Iconha (7,8 quilômetros) e 30 quilômetros entre os municípios de Viana, Vila Velha e Guarapari. 

Fontes: Neucimar Fraga e Eco101.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: