X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Após recontagem de votos, Guarapari tem novo vereador

Enis Gordim vai ocupar a vaga que era de Denizar Luiz do Nascimento, cassado pela Justiça Eleitoral


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Após recontagem de votos, Guarapari tem novo vereador
Enis teve 1.012 votos no pleito, sendo o 8° mais votado, mas não foi eleito em razão da somatória do quociente eleitoral |  Foto: Divulgação/CMG

O ex-presidente da Câmara de Guarapari, Enis Soares de Carvalho (PSB), o Enis Gordim, estará de volta ao mandato, depois da recontagem de votos promovida na tarde de ontem, pela juíza Letícia Nunes Barreto, titular da 24° Zona Eleitoral, de Guarapari.

Enis vai ocupar a vaga que era do ex-vereador Denizart Luiz do Nascimento, conhecido por Zazá (Podemos), que perdeu o mandato após denúncia de fraude nas cotas de gênero na eleição de 2020, o que levou à cassação da chapa do partido pela Justiça Eleitoral.

Leia mais notícias de Política aqui

Enis teve 1.012 votos no pleito, sendo o 8° mais votado, mas não foi eleito em razão da somatória do quociente eleitoral. Agora, o político volta à Câmara Municipal, Casa que  presidiu na última legislatura.  

O advogado de Enis, que acompanhou a recontagem dos votos, disse que aguardavam a decisão da Justiça, em relação à ação do Ministério Público. “Sem mais possibilidade de recurso, requeremos que a Justiça cumprisse o acórdão. Então, diante da retotalização dos votos, a Justiça vai intimar a Câmara sobre essa decisão, e a Câmara vai marcar a sessão de posse do Enis Gordin”, explicou o advogado Ricardo Rios.

O novo vereador deve tomar posse em um prazo de 10 dias, após os trâmites entre o Cartório Eleitoral e a Câmara. A saída do ex-vereador Denizart, faltando menos de dois anos para o fim do segundo mandato, aconteceu na semana passada. 

“Denizart foi um vereador de destaque pela luta das comunidades. O parlamento perde muito com a saída do vereador”, informou o presidente da Câmara, Wendel Lima. 

Denizart declarou que a informação sobre a possível fraude no partido surgiu no ano passado, e mesmo após recorrer em todas as instâncias, os votos foram desconsiderados e ele  foi obrigado a deixar o cargo. 

“O processo foi claro e, infelizmente, deixo o cargo. Fui vítima desse processo, já que essa responsabilidade era do partido, e não minha”, destaca o então ex-vereador Denizart. Procurado, o Podemos preferiu não se manifestar. 

O novo vereador, que deve assumir nos próximos dias, também preferiu não se pronunciar ainda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: