Após recontagem de votos, Guarapari tem novo vereador
Enis Gordim vai ocupar a vaga que era de Denizar Luiz do Nascimento, cassado pela Justiça Eleitoral
Escute essa reportagem
O ex-presidente da Câmara de Guarapari, Enis Soares de Carvalho (PSB), o Enis Gordim, estará de volta ao mandato, depois da recontagem de votos promovida na tarde de ontem, pela juíza Letícia Nunes Barreto, titular da 24° Zona Eleitoral, de Guarapari.
Enis vai ocupar a vaga que era do ex-vereador Denizart Luiz do Nascimento, conhecido por Zazá (Podemos), que perdeu o mandato após denúncia de fraude nas cotas de gênero na eleição de 2020, o que levou à cassação da chapa do partido pela Justiça Eleitoral.
Leia mais notícias de Política aqui
Enis teve 1.012 votos no pleito, sendo o 8° mais votado, mas não foi eleito em razão da somatória do quociente eleitoral. Agora, o político volta à Câmara Municipal, Casa que presidiu na última legislatura.
O advogado de Enis, que acompanhou a recontagem dos votos, disse que aguardavam a decisão da Justiça, em relação à ação do Ministério Público. “Sem mais possibilidade de recurso, requeremos que a Justiça cumprisse o acórdão. Então, diante da retotalização dos votos, a Justiça vai intimar a Câmara sobre essa decisão, e a Câmara vai marcar a sessão de posse do Enis Gordin”, explicou o advogado Ricardo Rios.
O novo vereador deve tomar posse em um prazo de 10 dias, após os trâmites entre o Cartório Eleitoral e a Câmara. A saída do ex-vereador Denizart, faltando menos de dois anos para o fim do segundo mandato, aconteceu na semana passada.
“Denizart foi um vereador de destaque pela luta das comunidades. O parlamento perde muito com a saída do vereador”, informou o presidente da Câmara, Wendel Lima.
Denizart declarou que a informação sobre a possível fraude no partido surgiu no ano passado, e mesmo após recorrer em todas as instâncias, os votos foram desconsiderados e ele foi obrigado a deixar o cargo.
“O processo foi claro e, infelizmente, deixo o cargo. Fui vítima desse processo, já que essa responsabilidade era do partido, e não minha”, destaca o então ex-vereador Denizart. Procurado, o Podemos preferiu não se manifestar.
O novo vereador, que deve assumir nos próximos dias, também preferiu não se pronunciar ainda.
Comentários