X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Alcolumbre visita Casagrande no Estado e pede votos para seu sucessor


O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) visitaram nesta segunda-feira (11) o governador Renato Casagrande (PSB), como parte da campanha de Alcolumbre para eleger Pacheco como seu sucessor na presidência do Senado, em eleição que ocorrerá em fevereiro.

A visita foi seguida de almoço no Palácio Anchieta, e contou com a presença do senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Imagem ilustrativa da imagem Alcolumbre visita Casagrande no Estado e pede votos para seu sucessor
Casagrande, com Rodrigo Pacheco, Alcolumbre e Do Val: candidato à presidência do Senado recebeu elogios |  Foto: Secom/ES

Também haviam sido convidados os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) e Rose de Freitas (sem partido), que não compareceram por motivos pessoais. Contarato não foi ao encontro devido à morte da cunhada, vítima do coronavírus. Rose está em isolamento desde o início da pandemia.

A campanha de Pacheco já conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do PSD, Republicanos, Pros e do PT, que anunciou adesão na segunda-feira. Após a reunião, Casagrande, que é membro da Executiva nacional do PSB, elogiou Pacheco.

“Receber a visita foi importante para nós porque a história de Rodrigo Pacheco foi uma história de defesa das instituições democráticas, de quem conhece o valor da democracia, e isso nos interessa muito no mundo e no Brasil”.

Casagrande, entretanto, não confirmou se o teor da conversa realmente havia sido em busca de apoio para as eleições da Mesa diretora do Senado.

“Minha conversa aqui hoje é mais como governador e na relação com os senadores. Eles têm total autonomia, mas acredito que a gente pode fazer reflexões por eles aqui. É mais um papel de governador que de dirigente partidário”.

O candidato que conta com o apoio de Alcolumbre encheu o atual presidente de elogios, assim como fez em relação ao governador Casagrande. Pacheco também aproveitou para acenar para os senadores capixabas, dizendo que “ouvir os senadores do Espírito Santo é fundamental para a nossa caminhada”.

Os senadores se reúnem no início de fevereiro para eleger os novos membros da Mesa do Senado. A votação deve ter a presença de pelo menos 41 senadores, e será eleito candidato que obtiver a maioria simples de votos.

Críticas ao governo federal

Apesar de ter se alinhado a Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), criticou o governo, afirmando que o Brasil deveria estar mais adiantado na vacinação contra o novo coronavírus.

“Acho que poderíamos estar mais adiantados em relação a esse processo de vacinação. O mundo viveu com a pandemia um baque que levou vidas de pessoas e afetou diretamente a economia, causando uma convulsão social que nós teremos no pós-pandemia em 2021”.

Apesar da crítica, Alcolumbre, em seguida, teceu elogios ao governo, destacando o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

“Mas acho que essas questões burocráticas estão superadas. A fala do ministro Pazuello de compreender a importância da aquisição da vacina tanto do Butantan quanto da Fiocruz consolidam esse papel fundamental de organização que o governo federal tem que dar para a aquisição”.

Apesar de ter sido alvo de ataques de manifestações pró-Bolsonaro, o senador é cotado para integrar o governo como ministro, opção que não descarta. “Hoje sou cabo eleitoral do senador Rodrigo Pacheco. O futuro a Deus pertence.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: