X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Advogados capixabas na lista para a Justiça Federal

Disputa é para cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª região


Imagem ilustrativa da imagem Advogados capixabas na lista para a Justiça Federal
Alexandre Alves e Luiz Alochio disputam cargo com quatro advogados que nasceram no Rio de Janeiro |  Foto: Divulgação / Acervo Pessoal

Dois advogados capixabas foram escolhidos pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para integrar a lista sêxtupla de candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 2 região (TRF-2), que engloba a Justiça do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

São eles Luiz Henrique Alochio, que recebeu 27 votos para integrar a lista, e Alexandre Nogueira Alves, que recebeu 25 votos. Os outros quatro advogados que integram a lista são do Rio de Janeiro.

Leia mais sobre Política

A partir de agora, a lista sêxtupla formada é enviada pelo Conselho Federal da OAB para a sede do TRF-2, que fica no Rio de Janeiro.

É lá que os 33 desembargadores vão escolher três nomes dos seis. Depois disso, a nova lista, desta vez tríplice, será enviada para a apreciação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que será responsável por escolher o novo desembargador do TRF-2.

Atualmente, o TRF-2 possui apenas um desembargador natural do Espírito Santo. A lista formada nesta terça (28) é referente a vagas da advocacia. Nesse quesito, desde 1990, não houve capixaba escolhido.

Natural de Vitória, o advogado Alexandre Nogueira Alves contou que é só o começo do processo, mas que está feliz com o resultado.

“Além de honrado pela participação na sabatina do Conselho, vi, com grande alegria, a inclusão de meu nome na lista sêxtupla. Esse projeto não é apenas uma vontade pessoal, mas uma necessidade de ampliar a representação capixaba no TRF-2”.

Alexandre é advogado desde 1994 e Procurador do Estado desde 1996. Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Na Procuradoria Geral do Estado (PGE), foi procurador de abril de 2017 a dezembro de 2018.

O advogado Luiz Henrique Alochio também foi escolhido. O nome dele foi votado por todas as 27 bancadas que estavam aptas a votar. De acordo com Alochio, a escolha é consequência de sua atuação.

“Em primeiro lugar é uma honra estar na lista. Isso significa a confiança do Conselho Federal nos anos de trabalho que me dediquei à Ordem. É uma honra”, disse.

Alochio é natural de Cachoeiro de Itapemirim, mas criado em Anchieta. Advogado desde 1993, é Procurador do município de Vitória desde 2002. Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Compôs a Lista Tríplice para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região em 2014.

Entenda

Lista sêxtupla

O Conselho Pleno da OAB definiu, em sessão os nomes da lista sêxtupla para o Tribunal Federal Regional da 2ª Região (TRF-2), que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Dos seis escolhidos, a lista possui dois capixabas. São os advogados Alexandre Nogueira Alves (25 votos) e Luiz Henrique Alochio (27 votos).

A lista ainda é composta pelos cariocas Bruno Barata (27 votos) , Sheila Mayra Lustoza (26 votos), Cláudia Corrêa (24 votos) e Rafael Alves (24 votos).

A vaga para a qual os indicados concorrem é em razão da aposentadoria do desembargador Paulo Espírito Santo.

A partir de agora, a lista será enviada ao TRF-2, onde os desembargadores vão escolher três nomes que vão compor nova lista, a tríplice.

Após isso, os três nomes ficarão à disposição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Atualmente, o TRF-2 possui apenas um desembargador natural do Espírito Santo. A lista formada nesta terça (28) é referente à vagas da advocacia. Nesse quesito, desde 1990, não houve capixaba escolhido.

Os dois capixabas destacaram que a expectativa é de que o Espírito Santo tenha mais representação, caso um deles seja o escolhido para compor a vaga. No quesito de advocacia, nunca houve um capixaba escolhido.

Fonte: Pesquisa AT

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: