Veja qual é o perfil da maior parte das vítimas da violência no ES
Números de homicídios dolosos registrados no Estado em 2023 foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)
Escute essa reportagem
Um balanço contendo o número de homicídios dolosos registrados no Espírito Santo no ano de 2023 foi divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Nesta terça (02), os dados foram apresentados e comentados durante coletiva de imprensa com a presença do governador Casagrande.
Entre os dados apresentados, estão o perfil das vítimas da violência no Estado. Entre os 978 assassinados no ano de 2023, mais da metade (51%) tinham idade entre 15 e 29 anos. Mais da metade desses crimes (52%) aconteceu no período noturno e 56% foram em via pública.
Outro destaque é o fato de 93% dos assassinados serem do sexo masculino. 80% das vítimas desse crime no Estado eram pretos ou pardos. Outro dado mostra que 79% dos homicídios foi cometido com arma de fogo.
Apesar da maioria dos assassinados terem envolvimento com o tráfico, o número dessas vítimas não ultrapassou 65% dos casos. Uma outra causa é o chamado crime de proximidade, que envolve crimes praticados por vingança ou briga entre parentes e amigos. Esse tipo de caso representou 19% dos homicídios no Estado.
FEMINICÍDIO
Entre os 978 casos de homicídios no Espírito Santo, 88 foram contra mulheres, sendo 35 deles considerados feminicídio. O número teve uma queda em relação ao ano de 2022, quando 96 mulheres morreram, 35 delas também sendo consideradas vítimas de feminicídio.
Veja porcentagens divulgadas pela Sesp:
Comentários