Um ano de Projeto Recupera: mais de 700 celulares já foram recuperados no ES
Ao todo 502 aparelhos foram devolvidos às vítimas de furto e roubo
Escute essa reportagem

Lançado em julho de 2024, o Projeto Recupera completou um ano de funcionamento e já recuperou mais de 700 aparelhos telefônicos furtados ou roubados, devolvendo 502 deles a vítimas no Estado.
O projeto funciona localizando os celulares utilizando tecnologias de rastreamento e identificação, em parcerias com operadoras de telefonia e outras autoridades de segurança pública. Uma vez localizados, um sistema de intimação é utilizado para entrar em contato com as pessoas que estão com o aparelho e com as vítimas, que comparecem à delegacia para restituir o bem.
Desde seu lançamento, em 23 de julho de 2024, o Recupera resultou na recuperação de 721 aparelhos celulares, sendo 502 destes já devolvidos às vítimas. As ações também geraram a expedição de 2.727 intimações de recuperação e 1.172 intimações de restituição.
De acordo com a Divisão de Inteligência da Polícia Civil, a iniciativa se mostrou eficaz na redução dos índices de crimes patrimoniais. De janeiro a junho de 2025 foram registrados 4.518 roubos de celulares em todo o Espírito Santo, contra 6.296 registros no mesmo período de 2024, o que representa uma redução de aproximadamente 28,26%.
Projeto Recupera
O projeto foi criado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), e com a parceria da Polícia Civil, com o objetivo de localizar, recuperar e restituir aparelhos celulares a vítimas de furto e roubo no Estado.
O projeto utiliza tecnologias de rastreamento, com apoio de operadoras de telefonia e integração com outras forças de segurança pública. As pessoas que estiverem de posse de celulares identificados como furtados ou roubados são intimadas por meio de mensagens de WhatsApp, enviadas exclusivamente pelos números oficiais (27) 99849-4714 e (27) 99849-4228. Na mensagem são informados data, horário e local para comparecimento e devolução voluntária do aparelho.
Os aparelhos recuperados durante a Operação Recupera são restituídos às vítimas devidamente identificadas. Essas vítimas são intimadas por meio dos canais oficiais da operação para comparecerem à Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM).
A entrega dos bens é realizada em mutirões organizados e previamente agendados pelo Governo do Estado. As equipes do Projeto Recupera entram em contato com os proprietários dos aparelhos, repassando todas as orientações necessárias para a retirada dos itens.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários