Troca de tiros em Nova Almeida: Militar foi ferido em confronto com criminosos
Por causa do confronto, os bairros ficaram sem ônibus e as escolas sem aulas
Escute essa reportagem
Moradores e comerciantes dos bairros Nova Almeida e Parque das Gaivotas, na Serra, viveram uma quarta-feira de caos, com duas mortes, um militar baleado, quatro presos, confrontos armados à luz do dia, escolas sem aulas, bairros sem ônibus e até um carro de um advogado roubado e jogado dentro de um rio.
Tudo começou por volta das 8 horas, em Parque Das Gaivotas, na Avenida Soldado Dovalcir Octávio Bispo, próximo a escola EMEF Prof. Darcy Ribeiro e do CMEI Guiomar Araújo Bulhões, quando segundo a Polícia Militar, houve denúncias de que foragidos envolvidos com tráfico de drogas de Vitória, especificamente do Morro do Macaco, estariam levando armamentos de grosso calibre para o bairro.
Após a denúncia, uma equipe da PM avistou seis indivíduos em frente ao Hortifruti, que fugiram antes mesmo de ser dada a voz de abordagem, um desses indivíduos, fugiu de bicicleta, mas próximo a rua Itapemirim, abandonou o veículo e recebeu uma voz de abordagem.
O homem então desobedeceu os militares e continuou fugindo a pé, sendo visualizado com uma pistola cromada na sua cintura, segundo a polícia. Foi dada ordem para que ele dispensasse a arma e se entregasse, mas Jeferson da Silva Oliveira teria ameaçado atirar contra os militares.
Segundo o Capitão Davilla, da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar, Jeferson é um dos chefes do tráfico local. “Ele já é conhecido da guarnição, e vendo que seria alcançado pelos militares, sacou uma arma, mas para cessar, um policial realizou um disparo que acabou atingido”, disse o capitão.
O disparo transfixou a região do tórax de Jeferson que foi encontrado com uma pistola cal.380 e 19 munições do mesmo calibre. Militares chegaram a levá-lo ao Hospital Jayme dos Santos Neves, mas não resistiu e morreu.
Já por volta das 10h50, em retaliação a morte de Jeferson, criminosos começaram a impor um toque de recolher em Nova Almeida. Um vídeo gravado por um dos comerciantes mostra o momento em que criminosos ordenam que o comércio feche as portas.
Com o Toque de recolher e uma manifestação começando foram acionados: Guarda Civil Militar da Serra, Batalhão de Missões Especiais (BME), Regimento de Polícia Montada da PMES (RPMont), o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar e policiais da Força Tática.
Durante um cerco policial, criminosos tentaram assaltar um policial à paisana, foi quando uma perseguição começou e o militar foi baleado na mão. Após o confronto, o militar, com a ajuda de outro militar a paisana conseguiu prender o suspeito.
Ao mesmo tempo, um confronto aconteceu na praça Central de Nova Almeida e um homem veio a óbito. Devido aos confrontos, escolas da região ficaram sem aula e alunos chegaram a ficar encurralados na escola por quase três horas, só conseguiram sair após escolta da PM e da Guarda. Além disso, os ônibus também deixaram de circular na região.
A Polícia Civil informa que o caso registrado no bairro Parque das Gaivotas, na Serra, seguirá sob investigação do Serviço de Investigações Especiais (SIE), que investiga ocorrências envolvendo agentes de segurança. O corpo do suspeito foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares. A arma do suspeito, que foi apreendida durante a ocorrência, será encaminhada para o setor do Departamento de Criminalística - Balística, juntamente com as munições.
O homicídio registrado no inicio da tarde no Centro de Nova Almeida, na Serra, será investigado por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Serra e até o momento nenhum suspeito foi detido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal de Vitória para ser necropsiado e após ser liberado para os familiares.
Durante a tarde desta quarta-feira (27), dois suspeitos, de 19 e 22 anos, foram encaminhados para Delegacia Regional de Serra. Os dois foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio qualificada contra agente de segurança pública no exercício da função. O suspeito de 22 anos será encaminhado para o Centro de Triagem de Viana. Já o de 19 anos, segue sob escolta policial no Hospital e assim que receber alta médica vai ser encaminhado para o presídio.
Um suspeito, de 18 anos, detido no Parque das Gaivotas, possuía um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e será encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.
Comentários