X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Suspeito falsificava documentos e clonava carros para financiar tráfico no ES

Ele era o principal alvo da Operação Kreator e foi preso na última sexta-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Suspeito falsificava documentos e clonava carros para financiar tráfico no ES
Documentos falsificados foram apreendidos durante a ação |  Foto: Divulgação / SESP-ES

A Polícia Civil prendeu na última sexta-feira (19) um homem de 29 anos suspeito de realizar diversas atividades ilícitas, entre elas falsificação de documentos, clonagem de carros e  lavagem de dinheiro, além de usar o dinheiro obtido para financiar o tráfico de drogas em Vitória. 

Daud Martins Nasser dos Santos, vulgo "Abel", era procurado desde desde novembro de 2022, quando foi deflagrada a Operação Kreator. Ele era o principal alvo da operação, que tinha como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido no tráfico de drogas do Morro do Macaco.

Leia outras notícias de Polícia aqui

Segundo a Polícia Civil, o detido responde por tráfico de drogas, falsificação de documentos públicos, adulteração de veículos automotores, organização criminosa e lavagem de dinheiro, sendo um importante financiador do tráfico do bairro Tabuazeiro e adjacências. 

Em novembro ele conseguiu fugir da polícia por uma área de mata. Na ocasião, as equipes apreenderam uma BMW que pertencia ao investigado, além de outro veículo de alto valor, drogas e arma. 

Nesta sexta, a ação para prisão do acusado foi feita depois que a polícia recebeu informações. Foi realizado um cerco em uma casa em Jardim Bela Vista, na Serra, onde o suspeito se encontrava depois de passar os últimos meses fora do Estado. 

FONTES DE DINHEIRO

O delegado Romauldo Gianordolli Neto, superintendente de Polícia Especializada (SPE), explicou que Daud realizava diversas atividades ilícitas diferentes. Segundo ele, o acusado fazia adulterações de veículos roubados, vindos principalmente de Minas Gerais. Os automóveis eram clonados e colocados em circulação. 

Ainda segundo o delegado, a principal atividade do suspeito era a abertura de contas bancárias com documentos falsos. "Ele contratava algum indivíduo, normalmente ligado ao crime, pagava 6 mil reais para ele e fazia o documento falso para ele, para que esse individuo fosse na agencia bancária e abrisse uma conta bancária", explicou o delegado.

Com a conta aberta, Daud efetuava empréstimos, pegava cartões de crédito e fazia gastos, movimentando dinheiro. O dinheiro obtido também era utilizado para financiar o tráfico de drogas, principalmente no bairro Tabuazeiro, onde ele morava, em Vitória.

O delegado explicou como funcionava o esquema com os traficantes, que precisam de financiadores para comprar entorpecentes vindos de outros estados.“ Ele dava o dinheiro, porque esse traficantes não tinham aquele dinheiro em espécie para pagar. Então ele financiava e depois ele recebia esse dinheiro com juros, recebia parte do dinheiro em drogas, tinha várias transações que acabavam fazendo para pagar.”

Na sexta-feira, novas identidades falsas foram apreendidas com o suspeito. Ele vai responder por tráfico de drogas, falsificação de documentos públicos, adulteração de veículos automotores, organização criminosa e lavagem de dinheiro, informa a PC. 

LEIA TAMBÉM:

Corpos em decomposição são encontrados em área de pasto de Cariacica

Motorista de transporte escolar é preso suspeito de estuprar crianças no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: