Suspeito falsificava documentos e clonava carros para financiar tráfico no ES
Ele era o principal alvo da Operação Kreator e foi preso na última sexta-feira
Escute essa reportagem
A Polícia Civil prendeu na última sexta-feira (19) um homem de 29 anos suspeito de realizar diversas atividades ilícitas, entre elas falsificação de documentos, clonagem de carros e lavagem de dinheiro, além de usar o dinheiro obtido para financiar o tráfico de drogas em Vitória.
Daud Martins Nasser dos Santos, vulgo "Abel", era procurado desde desde novembro de 2022, quando foi deflagrada a Operação Kreator. Ele era o principal alvo da operação, que tinha como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido no tráfico de drogas do Morro do Macaco.
Leia outras notícias de Polícia aqui
Segundo a Polícia Civil, o detido responde por tráfico de drogas, falsificação de documentos públicos, adulteração de veículos automotores, organização criminosa e lavagem de dinheiro, sendo um importante financiador do tráfico do bairro Tabuazeiro e adjacências.
Em novembro ele conseguiu fugir da polícia por uma área de mata. Na ocasião, as equipes apreenderam uma BMW que pertencia ao investigado, além de outro veículo de alto valor, drogas e arma.
Nesta sexta, a ação para prisão do acusado foi feita depois que a polícia recebeu informações. Foi realizado um cerco em uma casa em Jardim Bela Vista, na Serra, onde o suspeito se encontrava depois de passar os últimos meses fora do Estado.
FONTES DE DINHEIRO
O delegado Romauldo Gianordolli Neto, superintendente de Polícia Especializada (SPE), explicou que Daud realizava diversas atividades ilícitas diferentes. Segundo ele, o acusado fazia adulterações de veículos roubados, vindos principalmente de Minas Gerais. Os automóveis eram clonados e colocados em circulação.
Ainda segundo o delegado, a principal atividade do suspeito era a abertura de contas bancárias com documentos falsos. "Ele contratava algum indivíduo, normalmente ligado ao crime, pagava 6 mil reais para ele e fazia o documento falso para ele, para que esse individuo fosse na agencia bancária e abrisse uma conta bancária", explicou o delegado.
Com a conta aberta, Daud efetuava empréstimos, pegava cartões de crédito e fazia gastos, movimentando dinheiro. O dinheiro obtido também era utilizado para financiar o tráfico de drogas, principalmente no bairro Tabuazeiro, onde ele morava, em Vitória.
O delegado explicou como funcionava o esquema com os traficantes, que precisam de financiadores para comprar entorpecentes vindos de outros estados.“ Ele dava o dinheiro, porque esse traficantes não tinham aquele dinheiro em espécie para pagar. Então ele financiava e depois ele recebia esse dinheiro com juros, recebia parte do dinheiro em drogas, tinha várias transações que acabavam fazendo para pagar.”
Na sexta-feira, novas identidades falsas foram apreendidas com o suspeito. Ele vai responder por tráfico de drogas, falsificação de documentos públicos, adulteração de veículos automotores, organização criminosa e lavagem de dinheiro, informa a PC.
LEIA TAMBÉM:
Corpos em decomposição são encontrados em área de pasto de Cariacica
Motorista de transporte escolar é preso suspeito de estuprar crianças no ES
Comentários