X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Superdroga que pode matar no 1º uso tem apreensão recorde no ES

Foram apreendidas 197 ampolas de fentanil em operação nesta semana


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Superdroga que pode matar no 1º uso tem apreensão recorde no ES
"Do ano passado até agora, foram realizadas 10 apreensões no Estado, totalizando mais de 400 ampolas enviadas para análises”, afirmou Caline Destefani, diretora do Instituto de Laboratórios de Análises Forenses, perita oficial criminal da Polícia Científica |  Foto: Divulgação

Uma superdroga mais potente que a morfina, que causa “efeito zumbi” e pode matar no primeiro uso, se espalha no Espírito Santo, com recorde de apreensões.

A maior apreensão foi feita pela Polícia Militar na última terça-feira (27), no Floresta, em Gurigica, Vitória. Ao todo, foram apreendidos 197 frascos de Fentanest (fentanil), 206 pinos de crack, 548 pinos de cocaína e 1,6 kg de substância semelhante à cocaína.

Leia mais sobre Polícia

O flagrante foi feito na escadaria Cabo Paraíba, quando policiais viram diversos jovens possivelmente ligados ao Primeiro Comando de Vitória (PCV), que fugiram, abandonando a mochila com as substâncias.

A Polícia Civil informou que a ocorrência foi entregue na Delegacia Regional de Vitória sem presos. As drogas apreendidas serão encaminhadas para o Laboratório de Química Forense, da Polícia Científica, para serem analisadas e, posteriormente, incineradas.

Mas essa não foi a única apreensão de fentanil no Estado. A diretora do Instituto de Laboratórios de Análises Forenses, Caline Destefani, que é perita oficial criminal da Polícia Científica, conta que entre o ano passado até agora foram feitas 10 apreensões de fentanil, junto com outras drogas.

Dessas, quatro foram no ano passado, com 100 ampolas de fentanil, e seis neste ano, com mais de 300 ampolas.

“O fentanil é analgésico e anestésico. Nos hospitais, é usado geralmente para tirar a dor. Além disso, ele causa relaxamento, sensação de bem-estar, sedação e pode causar náusea, confusão mental, vômito e depressão respiratória, que geralmente é a causa da morte. A pessoa vai parando de respirar até morrer”, disse Caline Destefani.

A médica Letícia Mameri, membro da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo, alerta que o fentanil pode matar a qualquer momento, até mesmo no primeiro uso.

“Dependendo da dose e da reação individual de quem está usando, pode afetar muito rapidamente o fornecimento de oxigênio ao cérebro e a capacidade respiratória”.

Janine Andrade Moscon, médica psiquiatra, explica que o fentanil auxilia em procedimentos de sedação e anestesia por ter um efeito sedativo e de controle da dor.

“Porém, além desses efeitos, ele também age na área do cérebro que gera prazer e recompensa podendo levar rapidamente a um quadro de dependência. Isso se torna ainda mais perigoso pois ele pode causar depressão respiratória, ou seja, a pessoa para de respirar e acaba morrendo”, finaliza.

Imagem ilustrativa da imagem Superdroga que pode matar no 1º uso tem apreensão recorde no ES
Drogas foram apreendidas por policiais em Gurigica, Vitória |  Foto: Divulgação/PM

Saiba mais

O que é?

Fentanil é um opioide sintético originalmente usado como analgésico e anestésico.

Foi desenvolvido pela 1ª vez em 1959 e introduzido a partir de 1960 como um anestésico intravenoso.

Potente

Como analgésico, é 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais potente que a heroína, sendo utilizado frequentemente para propósito médico para analgesia de curta duração durante o período anestésico ou no período pós-operatório, quando necessário.

Como é utilizado?

Pode ser inalado, injetado, usado através da pele, entre outras maneiras. Também tem sido misturado com outros opioides e drogas, a exemplo da cocaína.

Também há casos em que o fentanil é usado com drogas lícitas, como antidepressivos e ansiolíticos.

Efeitos no organismo

Sensação extrema de bem-estar;

Relaxamento;

Sonolência;

Tonteira;

Rigidez muscular;

Calafrios;

Convulsões;

Hipotermia;

Distúrbio visual;

Náuseas;

Confusão mental;

Sedação;

Dificuldade respiratória;

Perda da consciência.

Principais complicações

Causa dependência química e é altamente viciante, de acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas (Nida) dos Estados Unidos, informação reforçada por médicos no Estado, e pode matar no primeiro uso.

As complicações, até mesmo resultando em morte, vão depender da dosagem e da suscetibilidade do usuário, mas uma dose letal de fentanil pode ser pequena (cerca de 2 mg), sendo consumido sozinho ou em combinação com outras substâncias.

Abstinência

Ao passar cerca de 12 horas a 10 dias sem o seu consumo, o indivíduo pode ter sintomas como diarreias, falta de apetite, insônia, cólicas intestinais, tremores, hipertensão arterial, inquietações e vômitos.

Aliado a isso, há também a sensação de fissura que se caracteriza por uma grande vontade frequentemente incontrolável de usar a substância.

Os sintomas podem variar de leves a graves, a depender do tipo de consumo da droga, da quantidade e da frequência.

Apreensões

Recorde

Na terça-feira (27), policiais militares fizeram a maior apreensão de fentanil (197 frascos de Fentanest), além de 206 pinos de crack, 548 pinos de cocaína, 1,6 kg de substância semelhante à cocaína.

Outras

Em 2023, foram quatro apreensões, com 100 ampolas.

Neste ano, foram seis apreensões, totalizando mais de 300 ampolas.

Fonte: Instituto de Laboratórios de Análises Forenses e polícias Militar, Civil e Técnico Científica

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: