X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Tratamentos gratuitos contra enxaqueca na Ufes

Projetos utilizam a neuromodulação, que usa um conjunto de técnicas para estimular o sistema nervoso sem necessidade de cirurgia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tratamentos gratuitos contra enxaqueca na Ufes
Equipamento utilizado durante tratamentos desenvolvidos na Ufes |  Foto: Dibulgação / UFES

Pacientes com dores crônicas, como enxaqueca ou dores na região facial, podem participar gratuitamente de dois projetos desenvolvidos na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Ao todo, são oferecidas 78 vagas, sendo 30 para Neuromodulação e 48 para Alívio - Dor Orofacial. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o preenchimento total das vagas.

Leia mais sobre Cidades

Para estas novas turmas será utilizada a neuromodulação, que consiste em um conjunto de técnicas que estimulam o sistema nervoso central sem a necessidade de nenhuma cirurgia, explica a professora Fernanda Dias, coordenadora do projeto Neuromodulação Ufes para Todos.

“Não é um tratamento invasivo. A gente estimula somente colocando uma corrente elétrica ou um campo magnético em contato com a cabeça da pessoa. Isso é uma tecnologia super moderna”, destaca.

Para participar, o paciente deve preencher o formulário de inscrição disponível no Instagram @alivio_dtm e aguardar ser chamado.

“Vamos começar a entrar em contato com os inscritos a partir da primeira semana de setembro. Para participar de cada turma é necessário se encaixar em alguns critérios”.

Os critérios variam de sexo, idade e queixas, além de histórico de saúde. Ambos os tratamentos consistem em duas sessões por semana durante um mês ou um mês e meio, dependendo do tratamento, com terapia convencional e neuromodulação.

À medida que as turmas se encerram, novos pacientes são convocados para novas turmas.

Articulação

A nutricionista Marina Galvão Teixeira, de 36 anos, participou do Projeto Alívio há cerca de um mês, e conta que aprendeu a lidar melhor com a dor crônica na articulação temporomandibular, perto do ouvido.

“Percebi que melhorou e me trouxe mais consciência sobre o meu problema. Tenho mais noção do que eu tenho, que não é uma coisa só. Existem várias coisas envolvidas, desde a qualidade do sono, o usar tela, massagens no rosto antes de dormir e quando acordar”, explicou.


Fique por dentro

Critérios para participação no Projeto Alívio - Dor Orofacial

Homens e mulheres com idade entre 18 e 60 anos, que tenham dores na face há mais de três meses, associada ou não ao zumbido.

Os pacientes não devem possuir comprometimento neurológico, linguístico ou cognitivo, e não podem apresentar perda auditiva e doenças reumatológicas.

Além de possuir disponibilidade de horário compatível com a pesquisa para atendimentos duas vezes na semana. Os pacientes serão selecionados para um dos projetos.

Pesquisa 1: Estimulação elétrica auricular vagal não invasiva para o tratamento de pacientes com disfunção temporomandibular (DTM).

Pesquisa 2: Neuromodulação para pacientes com zumbido somatossensorial.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdklj35jpzk4o35KKr0_uDtyDrE6p0y-J2DNTKvD0xpY-8LWw/viewform.

Sobre o estudo

A pesquisa inclui de forma gratuita avaliação e tratamento ofertados pela fisioterapia e fonoaudiologia.

Será realizada uma triagem inicial para inclusão na pesquisa, que dura seis semanas, sendo o tratamento duas vezes na semana, com duração de quatro semanas.

A seleção contemplará ao todo 48 pacientes, sendo distribuídos de acordo com o preenchimento dos requisitos necessários para cada pesquisa.

Critérios para participação do Projeto Neuromodulação Ufes para Todos

Ser do sexo feminino, com idade entre 18 e 65 anos.

Apresentar diagnóstico de enxaqueca há no mínimo 6 meses.

Ter crises de enxaqueca que podem durar de 4 a 72 horas (com ou sem tratamento).

Apresentar duas das seguintes características: dor em um lado da cabeça, a dor parece pulsar, intensidade da dor moderada ou forte; a dor aumenta com a atividade física, como caminhar ou subir escadas.

Durante a dor pode apresentar: náusea e/ou vômito, sensibilidade à luz e ao som.

Ter disponibilidade de frequentar a clínica-escola da Ufes, campus Maruípe, duas vezes por semana, durante quatro semanas.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9UORVPdy4m9KDk0xvK1qNjM7NzORB2YJowRpoUWa8-uOrOg/viewform.

Sobre o estudo

Serão realizadas oito sessões de estimulação magnética transcraniana combinadas com intervenções baseadas em meditação Mindfulness guiadas por áudio, duas sessões por semana, totalizando um mês de tratamento.

Será realizada avaliação, intervenção e reavaliação das participantes.

Serão selecionados 30 pacientes de acordo com a necessidade do estudo.

Fonte: Centro de Ciências da Saúde.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: