X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Sete cachorros são abandonados sem água e comida em casa de Vila Velha

Um dos animais estava com a pata bem machucada e não conseguia nem colocá-la no chão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sete cachorros são abandonados sem água e comida em casa de Vila Velha
Momento em que os animais foram encontrados |  Foto: Divulgação/CPI dos Maus-Tratos

Sete cachorros foram resgatados, na tarde desta sexta-feira (6), de uma situação de maus-tratos, em uma casa no bairro Ponta da Fruta, em Vila Velha. Os animais estavam sujos, sem alimentação, água e um deles ainda estava machucado. 

A acusada de cometer o crime é uma idosa de 71 anos, que deixou a casa após não conseguir pagar o aluguel e o dono pedir que ela deixasse a propriedade. Quando foi embora, ela deixou um dos cachorros trancados no banheiro e os outros seis em um quarto pequeno. 

As informações foram repassadas pela CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa (Ales), que realizou a ação de resgate em parceria com a Prefeitura de Vila Velha e com apoio da Polícia Militar.

“No local, com autorização do proprietário, nos deparamos com sete cachorros sozinhos, em condições insalubres, sujos, com pelagem muito embaraçada, sem alimentação e água caracterizando crime de maus tratos. Um dos animais estava com a pata quebrada”, declarou a presidente da CPI, deputada Janete de Sá (PSB).

A aposentada foi conduzida à Delegacia Regional de Vila Velha, após ser encontrada.

Nos vídeos feitos e divulgados pela CPI, é possível ver a situação em que os cachorros se encontravam quando foram resgatados.

 

Vídeo produzido pela CPI dos Maus-Tratos Divulgação/CPI dos Maus-Tratos
  

null Divulgação/CPI dos Maus-Tratos
 

Questionada, a aposentada não apresentou qualquer cartão de vacina dos animais e disse que eles estavam bem. Ela ainda alegou que saiu do imóvel no dia anterior à prisão por determinação do proprietário.

Os animais foram encaminhados para tratamento, através do contrato da PMVV com um hospital veterinário. Quando melhorarem, todos serão direcionados para lares temporários.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a denúncia chegou por meio da ouvidoria do município.

"Em Vila Velha, a tolerância sempre será zero para maus tratos a animais. A PMVV ressalta a importância da participação dos munícipes para ajudar na resolução de casos semelhantes. O caso agora segue com a Justiça", diz o comunicado.

A Polícia Civil também foi procurada pela reportagem e informou que a idosa foi autuada em flagrante por maus-tratos aos animais, previsto no art. 32, parágrafo 1º-A, da Lei 9.605/97 e foi encaminhada ao sistema prisional.  

Denúncias

O crime de maus-tratos contra cães e gatos, prevê pena de prisão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal, conforme dispõe a Lei 14.064/2020.

As denúncias podem ser encaminhadas à CPI pelo e-mail [email protected] ou, para os casos de Vila Velha, pela ouvidoria municipal, no número 162.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: