Quadrilha alugava veículos para cometer crimes em Vila Velha
Assaltos ocorriam em Itapuã, Praia da Costa e Itaparica
Escute essa reportagem
A Polícia Civil investiga uma quadrilha acusada de cometer diversos assaltos na região de Praia da Costa, Itapuã e Itaparica, em Vila Velha. O esquema criminoso foi descoberto após uma tentativa de latrocínio, que aconteceu no dia 19 de novembro do ano passado.
Após investigações, a polícia descobriu que os criminosos utilizavam veículos alugados para dar fuga aos envolvidos, que têm como alvo o roubo de celulares e cordões valiosos. Os veículos também eram utilizados para movimentação do tráfico de drogas no município.
TENTATIVA DE LATROCÍNIO
No dia 19 de novembro, câmeras de videomonitoramento flagraram dois criminosos chegando em um carro alugado, antes de cometerem um assalto na Praia de Itaparica. O homem que dirige o veículo e outros três envolvidos no planejamento dos crimes também já foram identificados pela polícia.
A namorada de um dos envolvidos é suspeita de ajudar na locação dos carros. Ela trabalha em uma locadora de veículos e facilita o processo, realizado com documentos de terceiros ou dos envolvidos que não têm passagem pela polícia.
Os criminosos estavam sempre com carros diferentes, o que dificultava serem pegos pela polícia. Eles seriam os responsáveis por diversos roubos a cordões de ouro e prata, além de celulares, nas regiões de Praia da Costa, Itapuã e Itaparica.
No dia 19 de novembro, uma vítima estava em um quiosque na Praia de Itaparica e foi surpreendido quando passava pela calçada. para ir buscar um objeto no carro. Um homem de 21 anos e um adolescente de 16 anos tentam roubar o cordão da vítima, que corre e é atingida por um tiro nas costas.
Os bandidos fogem após o crime, mas são detidos em flagrante em ações policiais. O menor de idade foi apreendido pela Guarda Municipal no mesmo dia, em Itapuã. Ele ainda confessou ter roubado a bicicleta na tentativa de fuga.
Já o suspeito de 21 anos foi preso após ser identificado pelas imagens de videomonitoramento. Ele é quem realizou o disparo contra a vítima, perfurando o pulmão do homem. Foi através do depoimento deste envolvido que a polícia descobriu a associação criminosa e como eram planejados os roubos.
Segundo o delegado Gabriel Monteiro, chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), ao todo são seis envolvidos na quadrilha. "Nós já identificamos o motorista do dia do crime, os dois que executaram e os outros três que também estão envolvidos no esquema", afirmou.
"Os dois detidos já estão respondendo pelo latrocínio tentado e associação criminosa e os outros vão responder também por latrocínio tentado (na modalidade de partícipe) e a prisão deles já está representada ao Poder Judiciário", completou o delegado. A polícia também vai investigar a participação da namorada nas ações criminosas.
Comentários