X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

PRF incluirá câmera que grava em tempo real nos uniformes de 350 agentes no ES

A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (25) na Sede Nacional da PRF, em Brasília, por meio do Projeto Estratégico Body Cams


Imagem ilustrativa da imagem PRF incluirá câmera que grava em tempo real nos uniformes de 350 agentes no ES
Agentes da PRF vão usar câmera no uniforme |  Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do País vão usar câmeras corporais nos uniformes a partir de 2024. No Espírito Santo, a previsão é de que 350 profissionais passem a ter o equipamento acoplado à farda.

A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (25) na Sede Nacional da PRF, em Brasília, por meio do Projeto Estratégico Body Cams. Cerca de 6 mil agentes devem receber o equipamento, número que representa aproximadamente metade da força policial. 

Leia mais notícias de Polícia aqui

Na manhã desta sexta-feira (26), durante a cerimônia de posse do novo superintendente da PRF no Espírito Santo, Wermeson Pestana, o diretor-geral da PRF, inspetor Antônio Fernando Souza, explicou que os estudos estão sendo realizados para definição de modelos de câmeras. 

"Ainda não temos definição de modelo e método de funcionamento. Isso ainda está em estudo. Uma é de teste de equipamento, que são cinco fabricantes. A outra é um estudo técnico científico em nossa universidade. Esse estudo vai definir método e rotina de utilização", explicou.

Fernando destacou que as câmeras vão garantir a segurança e a integridade do policial nas abordagens policiais. 

"A ideia é que cada componente da corporação tenha uma câmera corporal para a segurança do policial com o uso dessas câmeras, pois é mais uma questão de segurança. A partir do momento que se tem a ciência do que está sendo gravado e como está sendo abordado, diminui a resistência para o agente de fiscalização. Como garantia para o cidadão, ele vai ter o agente com a ciência de que toda a abordagem está sendo gravada" afirmou.

A ideia do uso de câmeras corporais surgiu após a morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, asfixiado após ser abordado por policiais rodoviários federais e trancado no porta-malas de uma viatura em Sergipe, onde foi espargido gás lacrimogêneo. O espaço funcionou como uma câmara de gás.

Leia mais 

Polícia do ES apreende materiais usados para aplicar golpe em venda de celulares

Enfermeira é feita refém durante assalto na Serra

Polícia identifica arma usada para matar moradores de rua em Vila Velha

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: