Preso na Mata da Praia um dos maiores fornecedores de cigarros eletrônicos do ES
Polícia realizou ações contra comércio ilegal, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari
Escute essa reportagem
A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira (03) o resultado de mais uma etapa da Operação Vapor, que tem como objetivo o combate do comércio ilegal de cigarros eletrônicos. Em uma das ações foi preso, na Mata da Praia, um dos principais fornecedores dos produtos no Estado.
As ações aconteceram no último dia 21, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari. O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy de Arruda, ressaltou que existe uma cadeia por trás da venda ilegal desse material. "São produtos contrabandeados e que não são permitidos o uso em território nacional. Temos crimes contra a saúde pública, crimes que envolvem crianças e adolescentes, lavagem de dinheiro, então essa operação é extremamente importante", disse.
Leia outras notícias de Polícia aqui
No bairro Mata da Praia, em Vitória, um homem foi preso em flagrante e com ele foram apreendidos 1.230 caixas com materiais relacionados a cigarro eletrônico de diversas marcas estrangeiras. Segundo a polícia, ele realizava vendas desses produtos pela internet. Além disso, uma arma, munições, celulares e computadores e até uma chave de veículo importado foram apreendidos com ele.
"Nós acreditamos que ele seja um dos maiores fornecedores de cigarros eletrônicos do estado, senão o maior. Ele faturou aproximadamente 506 mil reais em apenas 78 dias de atividade. Foi surpreendente também o fato de que ele vendia para qualquer tipo de público, inclusive menores de idade", contou o delegado Guilherme Eugênio.
Ainda segundo o delegado, o homem entregava os produtos por meio de motoboy e até pelos Correios para entregas fora da Grande Vitória. Ele foi preso dentro de um escritório no momento em que despachava mercadoria para venda.
OUTRAS AÇÕES
Ainda na Capital, outras seis pessoas foram convocadas a prestar depoimentos por portarem cigarros eletrônicos e materiais relacionados, como aromatizadores e essências. Com uma delas 111 cigarros foram aprendidos, além de 28 líquidos saborizados. As ações aconteceram na Praia do Canto, Jardim da Penha, Jardim Camburi e Monte Belo.
Na Serra, a operação aconteceu em cinco bairros, mas nenhum material foi apreendido e ninguém foi conduzido à delegacia. Em Cariacica cinco pessoas com quem foram apreendidos cigarros eletrônicos foram conduzidas para prestar depoimentos e liberadas posteriormente. No Centro de Guarapari outras duas ações foram realizadas e uma pessoa teve depoimento registrado.
A operação continua e há suspeita de que outros tipos de drogas estejam presentes na composição desses cigarros eletrônicos. "Há a suspeita de que esses produtos já venham batizados com, por exemplo, o THC e a tão destrutiva droga fentanil, que é conhecida hoje como K9. Vamos mandar pros nossos laboratórios para verificar se de fato isso é verdade", afirmou o delegado Arruda.
Veja fotos e vídeos do material apreendido:
LEIA TAMBÉM:
Jovem é morto dentro de casa após briga em bar na Serra
Jovem tenta fugir de assalto e é baleado por criminoso em Itapuã
Comentários