Presa por abandonar três filhos em casa
A mulher deixou as crianças na residência, inclusive um bebê, para tomar cerveja e assistir ao jogo da Seleção Brasileira
Escute essa reportagem

Com um histórico complicado, que envolve até uso de drogas, uma mulher, de 35 anos, foi presa por abandonar os três filhos menores, de 1, 4, e 7 anos, em casa, em Vila Velha.
Em entrevista à reportagem de A Tribuna, ela afirmou que deixou as crianças em casa para beber e assistir ao jogo da Seleção Brasileira, na segunda-feira.
A prisão aconteceu por volta de 21 horas, após a Polícia Militar ser acionada por conselheiros tutelares, que foram até a residência da família, para verificar a denúncia de abandono.
No local, eles encontraram duas crianças e um bebê de 1 ano e nove meses, que estavam trancados na residência. Segundo relatos de testemunhas, o ambiente também estava insalubre.
Em conversa com um dos menores, a equipe descobriu que a criança mais velha, uma menina, de 7 anos, havia sido designada pela própria mãe para tomar conta dos irmãos. Eles informaram que isso acontecia com frequência.
Imediatamente a Polícia Militar foi acionada e se dirigiu até a casa da família. No momento que os militares ajudavam no acolhimento dos menores, a mãe deles chegou ao local, alterada, afirmando que os policiais não iriam “tirar os filhos dela”.
Nesse momento, a mulher foi colocada em uma viatura e levada para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi autuada por abandono de incapaz.
Na manhã desta terça-feira (06), enquanto aguardava para realizar exames, no Departamento Médico Legal (DML), de Vitória, antes de ir para o presídio, a mulher disse ao jornal A Tribuna que deixou os filhos, sozinhos, em casa, porque foi assistir ao jogo do Brasil.
“Eu estava perto de casa, tomando cerveja. Comecei era cedo, mas estava perto da minha casa. Isso é coisa de vizinhos fofoqueiros”, disse a mulher que não será identificada para não expor as crianças.
No bairro, alguns moradores disseram que ela é usuária de drogas e conhecida por ser muito problemática.
Insalubre
Eles relataram que ela é mãe de outros três filhos, de 16, 15 e 14 anos, que não moram com ela justamente pela condição insalubre que vive com os outros três filhos.
Em nota, a prefeitura de Vila Velha disse que as crianças foram acolhidas pelo sistema de garantia de direito e que todos os cuidados estão sendo tomados pela rede de atenção da criança e do adolescente.
“Já deu facada no próprio marido”
Moradores do bairro onde as crianças, de 1, 4, e 7 anos, viviam com a mãe estão revoltados com a atitude dela. Um deles, de 43 anos, contou que até comida os menores pediam para quem passasse na rua da casa deles, por não terem o que comer.
A Tribuna - O que você já viu ao passar pela rua onde eles moravam?
Morador - Todos os dias quando eu passo aqui, eu vejo ela (mãe) embriagada, usando drogas. As crianças ficam largadas.
Qual é o comportamento da mãe?
Eu tenho um familiar idoso que não consegue dormir porque ela (mãe das crianças) vive fazendo bagunça, escuta som alto.
De acordo com moradores, ela é muito problemática?
Vejo ela sempre arrumando confusão. Já deu facada no próprio marido. Já partiu para cima do conselho tutelar. Teve uma vez que ela subiu na ponte que existe aqui no bairro. Ela estava tão drogada que subiu no parapeito da ponte.
E as crianças, como ficam diante dessa situação?
Muitas vezes nós passamos na rua da casa delas e deixamos pão, porque elas não tinham o que comer. Na casa dela, se quebra um vidro, ela deixa as crianças brincarem com os cacos.
E sobre a ocorrência de segunda-feira (05), sabe de algo ?
Ela estava alterada e partiu para cima dos policiais. As crianças estavam com fome. Ela sai e deixa as crianças com fome. Põe cadeira na rua e fica fumando maconha com os filhos ao lado. Isso aí sempre acontece. As crianças ficam trancadas, sem comida, com rato andando nos pés e a mãe sai para beber. Esses dias um cara passou de carro e uma criança pediu para comprar comida.
Comentários