Policiais penais que levaram detento em almoço são afastados no ES
Corregedoria vai investigar atitude dos agentes. Caso aconteceu em Jacaraípe, na Serra
Siga o Tribuna Online no Google
Foram afastados de seus cargos os policiais penais envolvidos em um caso ocorrido nesta quinta-feira (14). Eles foram flagrados levando um detendo sem algemas para um almoço em um restaurante e são investigados pela atitude. O caso aconteceu em Jacaraípe, na Serra.
Imagens de câmeras de segurança mostram os agentes e o preso entrando em uma viatura da Secretaria de Justiça do Estado e, após, chegando para almoçar em um self-service do município.
A todo momento o detento, que cumpre pena por homicídio, é visto caminhando com os policiais sem estar algemado. A atitude dos agentes está sendo apurada pela Corregedoria da Polícia e os envolvidos foram afastados até o fim das investigações.
Nesta sexta-feira (15), Rafael Pacheco, Secretário de Justiça do Espírito Santo, conversou com a reportagem do Tribuna Notícias e explicou que os agentes levaram o detento até uma visita médica, mas houve um erro no procedimento durante a ida ao restaurante.
"Ali é um espaço público que não está adaptado para este tipo de situação [...] Sem dúvida nenhuma um restaurante aleatoriamente escolhido no retorno dessa atividade de escolta policial não estava preparado para isso", disse Pacheco.
O secretário destacou que os agentes foram afastados dos cargos até o fim da investigação. "Imagina o que uma fuga neste contexto pode derivar. Uma série de problemas que não aconteceriam se aquilo não tivesse sido uma opção", reiterou.
Ainda segundo Pacheco, a finalização do procedimento investigativo não deve demorar mais do que 60 dias. "Vamos aplicar as penalidades, se for o caso, previstas em lei", afirmou.
Apesar do fato, o secretário afirmou que os agentes envolvidos não têm histórico de outros problemas disciplinares. "Nunca sofreram penalidades e exerciam excelente trabalho na sua unidade prisional de origem", destacou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários