X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Polícia prende dono de loja de luxo que vendia celulares roubados no ES

Um policial militar aposentado também foi preso durante a operação


Imagem ilustrativa da imagem Polícia prende dono de loja de luxo que vendia celulares roubados no ES
Material apreendido durante operação |  Foto: Divulgação / SESP-ES

A Polícia Civil desarticulou um esquema criminoso de comércio irregular de telefones nesta quinta-feira (25). Durante a operação, o dono de uma loja luxuosa de celulares localizada em Barra de São Francisco e um policial militar aposentado foram presos. Uma vasta quantidade de aparelhos também foi apreendida.

A Operação “Cydia Pomonella” tinha como alvo a loja que comercializa dispositivos informáticos e aparelhos de celular, sobretudo da marca Apple, por meio de loja física e também pela internet. A investigação da Polícia Civil do Espírito Santo, realizada há mais de um ano, identificou irregularidades na atividade da empresa.

LEIA TAMBÉM:

Entregador tenta colocar fogo em corpo de ex-cunhada durante briga na Serra

Acidente envolvendo carro oficial deixa homem morto em rodovia no ES

Segundo a polícia, os produtos comprados pela internet não eram entregues e os adquiridos na loja física eram adulterados ou haviam sido roubados. Clientes também denunciaram defeitos nos aparelhos pouco tempo após a compra.

Também ficou constatado que o dono da loja usava dados de terceiros para abrir contas bancárias. Quando o cliente da loja virtual comprava um aparelho, o suspeito solicitava que o pagamento fosse feito via Pix para uma dessas contas e não enviava a encomenda.

“Identificamos, pelo menos, 50 vítimas em todo o País. Muitas que sequer receberam a encomenda. Aqui na cidade, encontramos uma pessoa que comprou um aparelho novo, na caixa, e quando foi ativar constatou que o IMEI estava com restrição de furto/roubo. Também há relatos de aparelhos que quebraram pouco tempo depois de serem comprados”, relatou o delegado Leonardo Forattini. 

A investigação apura a conduta de organização criminosa voltada à prática de diversos crimes de estelionato, receptação qualificada pelo exercício da atividade comercial, falsificação de documento particular, crimes previstos no Código de Defesa do Consumidor e crimes contra a ordem tributária.

Durante a ação na loja do investigado vários telefones foram apreendidos com suspeita de restrição de furto ou roubo. Também foi apreendido um grande número de “carcaças” de telefones, cujas peças teriam sido retiradas para que fossem utilizadas em outros aparelhos, além de notebooks, tablets e caixas vazias de Iphones.

 

null -
  

PRISÕES

O proprietário da loja e um policial militar aposentado foram presos em Barra de São Francisco, na região Noroeste do Espírito Santo. Ambos tinham mandados de prisão em aberto por outro crime, relacionado ao comércio ilegal de celulares.

De acordo com a polícia, a outra investigação aponta que o comerciante está envolvido com o crime de extorsão e estelionato. Ele e o policial da reserva teriam extorquido uma das pessoas cujos dados foram usados para abrir contas bancárias. 

“Cydia Pomonella”

A polícia explicou que o nome da operação, “Cydia Pomonella”, faz referência a um inseto também conhecido como “traça das frutas”. A traça coloca ovos em maçãs e suas lagartas apodrecem os frutos. A referência foi utilizada porque a investigação apontou que a adulteração dos aparelhos vendidos pelo comerciante provocava defeitos que em pouco tempo inutilizavam os telefones para o uso.

Leia outras notícias de Polícia aqui

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: