Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Polícia Federal vai treinar 18 policiais civis

| 19/08/2021 12:07 h

Atuando em várias frentes, a Polícia Federal dará treinamento a policiais civis sobre técnicas para localizar dinheiro vindo de ações criminosas e de como descapitalizar as organizações.

O curso de Ferramentas de Investigação e de Análise Financeira terá duração de três dias e participarão 18 policiais civis, entre eles, delegados, escrivães, investigadores e dois policiais penais.

No curso, ministrado pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado por meio da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros, os policiais irão aprender técnicas modernas para rastrear e localizar os recursos financeiros de organizações criminosas. Além disso, os policiais farão disciplinas como: tecnologia de análise, análise bancária, fiscal e patrimonial, câmbio e criptomoedas.

O superintendente Regional da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas
O superintendente Regional da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas |  Foto: Leone Iglesias/ AT
Segundo o superintendente Regional da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas, além das prisões e apreensões de drogas e armas, que já acontecem, é necessário atingir o patrimônio das organizações criminosas.

Para o superintendente, o treinamento é apenas um passo na integração e trabalho conjunto das polícias e instituições de segurança pública. “Na sociedade moderna não há mais espaço para policiais que trabalham de forma isolada. O combate efetivo ao crime organizado depende da união de esforços entre todos os agentes incumbidos de cuidar da segurança pública”.

Conhecida como “Siga o dinheiro” (tradução da frase em inglês “Follow the money”), a técnica é utilizada pela PF em suas operações, e se tornou fundamental em investigações. Teve origem na primeira metade da década de 1970 e desde então vem sendo aplicada por polícias em todo o mundo para o desmonte de grandes organizações criminosas.

Após o curso, os policiais farão uma investigação simulada para colocarem em prática as técnicas aprendidas.
 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS