X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Polícia Federal fecha 3 casas de câmbio clandestinas em Vitória e Vila Velha


Imagem ilustrativa da imagem Polícia Federal fecha 3 casas de câmbio clandestinas em Vitória e Vila Velha
Apreensão feita durante a operação "Cara Grande" |  Foto: Divulgação/ PF

A Polícia Federal fechou três casas de câmbio clandestinas, sem a autorização do Banco Central do Brasil, em Vitória e Vila Velha durante a operação “Cara Grande”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (4).

Segundo a PF, “foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios, em endereços residenciais e comerciais de proprietários e funcionários das empresas investigadas, em que foram apreendidos diversos documentos, equipamentos de mídia, além de quantia de dinheiro em espécie”.

As investigações começaram a partir de uma denúncia anônima de que haveria uma atuação ilegal de empresários no comércio de moedas estrangeiras.

“Diligências preliminares confirmaram os fatos narrados na denúncia e mostraram que um dos empresários que vinha atuando ilegalmente já fora investigado pela prática dos mesmos crimes na Operação Paralelo, deflagrada pela PF em 2018”, informou a polícia.

As empresas compravam e vendiam moeda estrangeira em espécie e mandavam valores para o exterior na modalidade conhecida como dólar-cabo.

A Polícia Federal explicou que “nesse tipo de operação o interessado em fazer um pagamento no exterior entrega o valor correspondente em reais para o doleiro no Brasil que, por sua vez, utiliza uma conta própria ou de terceiros no exterior para efetuar o pagamento solicitado pelo cliente”.

Ao adquirir moeda estrangeira com doleiros ao invés de instituições autorizadas, há o risco de compra de notas falsas, segundo a PF.

“Além disso, a compra e venda no mercado negro contribui para fomentar a movimentação de recursos ligados a diversos tipos de atividades criminosas, como os tráficos de drogas, armas e animais silvestres, a corrupção, a sonegação e a lavagem de dinheiro. Todas essas atividades se utilizam dos serviços de doleiros para transferir recursos entre países sem chamar a atenção das autoridades policiais”, destacou.

Os investigados vão responder por lavagem de dinheiro, operar instituição financeira sem autorização e efetuar operação de câmbio não autorizada com o fim de promover evasão de divisas do País.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: