X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Polícia faz operação contra pirataria na internet

Ação teve início em 2019 e já está em sua 4ª fase


 

Imagem ilustrativa da imagem Polícia faz operação contra pirataria na internet
Viatura da Polícia Civil do Estado |  Foto: Arquivo/AT

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) do Estado realizou, na manhã desta terça-feira (21) a quarta fase da Operação 404.4, que tem o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual na Internet ou crimes de pirataria online.

No total, as polícias civis de 11 estados realizaram buscas e apreensões, além do bloqueio de sites e aplicativos. São eles: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Aqui no Estado, uma determinação judicial mirou em Vila Velha para emitir um mandado de busca e apreensão, bloqueio e suspensão de sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais. 

De acordo com a Polícia Civil do Estado, os resultados da Operação 404, fase 4, serão apresentados em coletiva de imprensa, que ainda não teve data marcada. 

Operação 404.4

A ação faz parte de mobilização internacional coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Ministério da Justiça e Segurança Pública), Polícias Civis e Agências de Aplicação da Lei dos Estados Unidos e Reino Unido.

Além do apoio entre o governo federal e as polícias civis, a ação também conta com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI e Departamento de Justiça – DOJ) e do Reino Unido no Brasil (IPO – Intellectual Property Office e PIPCU - Police Intellectual Property Crime Unit), Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, além da cooperação de associações de proteção da propriedade intelectual no Brasil.

No Brasil, a pena para quem prática esse crime é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Os acusados podem ser indiciados ainda por associação criminosa e lavagem de capitais.

O nome da operação faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível. Essa é uma das principais ações da operação: tornar indisponíveis os serviços criminosos que violam os direitos autorais das vítimas.

Quarta fase da Operação

A primeira fase da Operação 404.4 foi deflagrada no dia 1º de novembro de 2019, em 12 estados e com 30 mandados de busca e apreensão, bloqueio de 210 sites e 100 apps de streaming ilegal de conteúdo.

A segunda fase aconteceu no dia 5 de novembro de 2020, em 10 estados e com 25 mandados de busca e apreensão, bloqueio de 252 sites e 65 apps de streaming ilegal de conteúdo.

Já a terceira fase, ocorreu em 8 de julho de 2021, em oito estados e com 11 mandados de busca e apreensão, bloqueio de 334 sites e 94 apps de streaming ilegal de conteúdo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: